Operação Overclean esquenta em Campo Formoso enquanto Adolfo Menezes curte o frio da Groenlândia

Da Redação
A nova fase da Operação Overclean da Polícia Federal, que investiga o desvio de recursos públicos federais por meio de emendas parlamentares, voltou a movimentar, nesta quinta-feira (17), a cidade de Campo Formo, na região do Piemonte da Chapada Diamantina. Desde cedo agentes cumprem mandatos de busca e apreensão autorizados pela Justiça, atingindo mais uma vez a família do deputado federal Elmar Nascimento (União). Adversários do parlamentar no município monitoram os acontecimentos, embora o principal deles, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), esteja a milhões de quilômetros de distância.
Policiais estiveram na Prefeitura e na residência do prefeito Elmo Nascimento (União), que é irmão de Elmar. Outro alvo foi o vereador Francisco Nascimento (União), primo do parlamentar, que já havia protagonizado cenas inusitadas na primeira fase da operação, quando foi flagrado jogando dinheiro pela janela de casa. Desta vez, a Polícia Federal encontrou maços de dinheiro escondidos dentro de um sapato na residência do edil (clique aqui para ler).
Outro parente investigado é Amaury Nascimento, primo de Elmar, que também foi alvo de mandados de busca nesta nova etapa, num imóvel no Horto Florestal, em Salvador. Amaury, segundo as investigações, estaria ligado a empresas contratadas pela Prefeitura de Campo Formoso e por outras prefeituras da região, suspeitas de participação em um esquema de fraudes envolvendo recursos federais provenientes de emendas parlamentares.
A família Nascimento foi o principal foco da primeira fase da Operação Overclean, deflagrada em maio deste ano, quando além de Campo Formoso, ações ocorreram em Salvador, Feira de Santana e outras cidades do interior. Os investigadores apuram desvio de recursos por meio de contratos com empresas de fachada para a suposta prestação de serviços à administração pública, principalmente nas áreas de saúde e infraestrutura.
A nova fase da Overclean, segundo nota oficial da Polícia Federal, busca aprofundar elementos colhidos nas primeiras etapas da investigação, especialmente a movimentação financeira dos investigados e a ocultação de bens. Até o momento, nenhum mandado de prisão foi expedido, mas o cerco em torno da família Nascimento se intensifica.
Adversários de Elmar acompanham o desenrolar dos acontecimentos, mesmo de longe, como é o caso do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), também natural de Campo Formoso. Enquanto a cena política está aquecida no município, o pessedista está com a esposa Denise Menezes (PSD), que disputou a Prefeitura da cidade contra Elmo em 2024, no gelo da Groenlândia.