quinta-feira, 8 de maio de 2025

Operação Tropeiros 2: PF e MPF miram quadrilha de tráfico internacional de drogas com atuação no Brasil e na Europa

Foto: Reprodução

Da Redação

Uma operação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público Federal foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (7) com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de tráfico internacional de drogas. Batizada de Tropeiros 2, a ação ocorre em Salvador e em outras quatro cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Niterói (RJ), São Paulo e Campinas (SP).

A ofensiva mobiliza cerca de 100 agentes da PF, que cumprem 21 mandados de busca e apreensão. Em Salvador, um dos alvos foi o edifício de alto padrão Top Hill, localizado no bairro do Horto Florestal.

De acordo com as investigações, a quadrilha utilizava voos comerciais para enviar drogas — principalmente cocaína — à Europa, utilizando “mulas”, pessoas cooptadas para transportar a droga nas bagagens. O grupo contava com a participação de empresários, doleiros, um advogado e um gerente de instituição financeira, segundo a Polícia Federal.

A Operação Tropeiros 2 é um desdobramento de uma primeira fase, realizada em novembro de 2022, e surgiu a partir da análise de provas colhidas naquela ocasião. A investigação teve início após a prisão de uma mulher no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, flagrada com 3,2 quilos de cocaína escondidos no fundo de uma mala despachada. A passageira, natural do Rio, tinha como destino a cidade de Horta, em Portugal.

Os suspeitos poderão responder por tráfico internacional de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

07 de maio de 2025, 11:48

Compartilhe: