Oposição protocola pedido para criação de CPMI do INSS e busca pressionar governo Lula

Da redação
A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta segunda-feira (12) um requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) com foco no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O pedido, que conta com o apoio de 223 deputados e 36 senadores — em sua maioria do PL e de partidos do Centrão —, busca investigar possíveis fraudes no sistema previdenciário. A proposta também foi assinada por seis deputados do PSB, sigla do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Apesar de o número mínimo de assinaturas (171 deputados e 27 senadores) já ter sido alcançado na semana passada, a deputada Coronel Fernanda (PL-MT), responsável pela coleta na Câmara, decidiu reunir mais apoios para reforçar o pedido. No Senado, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) liderou a articulação.
No texto do requerimento, os parlamentares alegam que a apuração é essencial para proteger aposentados e pensionistas, recuperar recursos desviados, responsabilizar os envolvidos e restaurar a confiança no sistema previdenciário. Agora, a decisão sobre a instalação da CPMI está nas mãos do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Com informações do Estadão.