sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Otto Alencar defende investigação sobre lucro bilionário com alta do dólar antes do tarifaço de Trump

O senador Otto Alencar (PSD) cobrou investigação sobre possíveis movimentações financeiras suspeitas relacionadas ao anúncio de tarifas impostas aos produtos brasileiros pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em publicação feita nesta sexta-feira (25) na rede social X (antigo Twitter), o parlamentar afirmou que alguém teria lucrado bilhões com a valorização do dólar ocorrida no dia 9 de julho, data do anúncio da medida.

“O bem-informado, provavelmente banqueiro, lucrou bilhões ao agir antes do anúncio de 9/7. Parabéns ao ministro Alexandre de Moraes, que autorizou a apuração de informação privilegiada”, escreveu o senador.

O comentário faz referência a uma investigação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com base em pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que solicitou a inclusão da apuração no inquérito envolvendo o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

A AGU suspeita que houve uso de informação privilegiada para operar no mercado de câmbio às vésperas do anúncio feito por Trump. Segundo o órgão, horas antes da divulgação da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, foi registrada uma movimentação incomum de compra de dólares, o que sugere uma possível tentativa de lucrar com a desvalorização do real.

Ainda segundo o documento encaminhado ao STF, a operação teria gerado lucros elevados com a posterior venda da moeda americana após sua valorização repentina. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi acionada para investigar as movimentações.

25 de julho de 2025, 17:29

Compartilhe: