Outono começa com previsão de temperaturas acima da média, alerta Inmet

Da Redação
O outono começou oficialmente no Brasil às 6h01 desta quinta-feira (20) registrando temperaturas acima da média em algumas regiões do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Apesar da chegada da estação, que marca a transição entre o verão e o inverno, o calor continuará intenso.
Nesta época do ano, as chuvas costumam diminuir no interior do país, especialmente no semiárido nordestino. No entanto, nas regiões Norte e parte do Nordeste, grandes volumes de chuva ainda são esperados.
Além disso, o outono é marcado pela chegada de massas de ar frio vindas do sul do continente, que provocam quedas nas temperaturas, principalmente no Sul e em parte do Sudeste.
Também são comuns fenômenos climáticos como nevoeiros, geadas e, em alguns pontos da Região Sul, até neve.
Previsão para o Nordeste
No Nordeste, a previsão indica um cenário de chuvas abaixo da média no centro-sul da região. Já na parte norte, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) pode trazer precipitações mais regulares.
O calor deve predominar, com temperaturas acima da média histórica em grande parte da região. No entanto, a costa norte pode registrar temperaturas um pouco mais amenas devido à ocorrência de chuvas.