sábado, 22 de fevereiro de 2025

Papa está com pneumonia bilateral e quadro requer novo tratamento

Foto: Divulgação

Da redação

O papa Francisco apresentou um quadro inicial de dupla pneumonia, complicando ainda mais o tratamento do pontífice de 88 anos, informou o Vaticano nesta terça-feira.

Os testes de laboratório, a radiografia do tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam apresentando um quadro complexo, de acordo com um comunicado. Uma tomografia do tórax realizada nesta tarde mostrou o início de uma pneumonia bilateral, exigindo mais terapia farmacológica.

Apesar disso, o papa Francisco continua com bom humor. Pneumonia bilateral é uma infecção que afeta os dois pulmões e pode dificultar a respiração. O pontífice está sofrendo com uma infecção respiratória há mais de uma semana e foi internado no hospital Gemelli, em Roma, no dia 14 de fevereiro.

Ele é especialmente propenso a infecções pulmonares porque, na juventude, desenvolveu pleurisia e teve parte do pulmão removido. Uma autoridade do Vaticano informou mais cedo que o papa não precisou ser colocado em um ventilador e está respirando sozinho.

Antes do último comunicado, o Vaticano anunciou o cancelamento de todos os eventos públicos da agenda do pontífice até o próximo domingo. Francisco lideraria diversos eventos no fim de semana relacionados ao Ano Santo Católico de 2025, que se estenderá até janeiro do próximo ano.

Esse período especial de perdão para os católicos deve atrair 32 milhões de turistas a Roma ao longo do ano, incluindo para uma série de audiências especiais com o pontífice. Segundo o Vaticano, Francisco permanecerá no hospital para acompanhamento. Com informações da Reuters.

18 de fevereiro de 2025, 19:30

Compartilhe: