Papa pede paz duradoura na Ucrânia e cessar-fogo em Gaza ao celebrar 1ª oração de domingo

Da redação
Neste domingo (11), o papa Leão XIV fez um apelo à paz duradoura na Ucrânia, ao cessar-fogo imediato e à libertação dos reféns israelenses na Faixa de Gaza, durante sua primeira oração dominical a uma multidão de fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano. Ele também celebrou o cessar-fogo no conflito entre Índia e Paquistão.
Ao apelar pela paz, Leão XIV lembrou que a Segunda Guerra Mundial havia terminado há 80 anos, após causar 60 milhões de mortes. Ele afirmou que, diante do cenário dramático de uma Terceira Guerra Mundial fragmentada — expressão já utilizada diversas vezes pelo papa Francisco —, desejava se dirigir às autoridades do mundo para reiterar um apelo sempre atual: que nunca mais haja guerras.
Às 7h deste domingo (meio-dia no horário local), ele apareceu no Balcão das Bênçãos, onde recitou a oração Regina Caeli (Rainha do Céu), em homenagem à Virgem Maria — oração que substitui o Angelus durante o período pascal. Durante sua fala, que durou cerca de 12 minutos, Leão XIV mencionou a palavra “paz” dez vezes.
Sobre a guerra na Europa, o novo papa declarou que carrega no coração o sofrimento do povo ucraniano, a quem chamou de “amado”, e apelou por negociações para se alcançar uma paz verdadeira, justa e duradoura. Ele pediu ainda que todos os prisioneiros fossem libertados e que as crianças fossem devolvidas às suas famílias. Com informações do G1.