terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Pesquisa do Sebrae indica otimismo dos empreendedores baianos com economia em 2025

Foto: Divulgação

Da Redação

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que a maioria dos empreendedores baianos está otimista em relação à economia brasileira para 2025. O levantamento Propósito dos Pequenos Negócios Baianos para 2025 , divulgado neste mês de janeiro, indica que 68% dos empreendedores têm expectativa de crescimento econômico para este ano.

O analista do Sebrae Bahia, Anderson Teixeira, avalia que o otimismo dos empreendedores baianos com a economia brasileira para 2025 reflete a confiança no crescimento consistente. “Esse sentimento está ligado à expectativa de estabilização de indicadores econômicos, como inflação e taxa de câmbio, que foram apontados na pesquisa. Além disso, muitos empresários estão focados em estratégias de expansão e melhoria da gestão, o que reforça esse cenário de confiança e planejamento para o crescimento sustentável”, ressalta.

Além disso, a pesquisa mostra que 49% dos empreendedores consideram que a economia baiana terá desempenho melhor do que a economia nacional em 2025. “A pesquisa evidenciou que os empreendedores confiam no potencial do mercado local e na importância de eventos regionais, que representam grandes oportunidades de faturamento. O empreendedor baiano enxerga no fortalecimento da cultura local e no turismo grandes aliados para alavancar os negócios em 2025”, acrescenta Anderson.

Para este ano, aumentar faturamento (71%), melhorar a gestão (51%) e melhorar as estratégias de marketing e vendas (44%) aparecem como os três principais objetivos dos pequenos negócios baianos. Os empreendedores avaliam o Natal (46%), o São João (42%) e o Dia das Mães (42%) como as datas comemorativas que podem gerar maior faturamento em 2025.

No campo da capacitação, 51% dos empreendedores afirmaram que marketing digital (51%) é o tema empresarial mais importante para aperfeiçoar a atuação dos negócios. Em segundo lugar, aparece o tema criatividade e inovação, indicado por 50% como um aspecto importante para melhorar os resultados da empresa este ano. Nesse sentido, 41% dos empreendedores almejam elevar o faturamento do negócio acima de 20% em 2025.

Crédito

O acesso a crédito, por outro lado, segue como um dos grandes desafios para donos de pequenos negócios. Segundo o levantamento do Sebrae, 58% afirmaram que o nível da taxa de juros afeta a disposição para buscar financiamento e evitarão ao máximo buscar crédito em 2025.

A analista do Sebrae Bahia, Liliane Rocha, explica que o crédito é uma ferramenta essencial para a expansão dos pequenos negócios, mas a alta taxa de juros tem sido um fator limitante para muitos empreendedores. “Com custos elevados, o crédito deixa de ser uma solução estratégica e passa a representar um risco. Isso faz com que muitos empresários posterguem investimentos e busquem alternativas menos estruturadas”, aponta.

Ela destaca o papel do Sebrae no sentido de orientar os empreendedores sobre o assunto. “O Sebrae Bahia tem atuado para oferecer orientação e soluções que ajudem os empreendedores a tomar decisões mais seguras e estratégicas, seja na negociação com instituições financeiras, seja no planejamento financeiro, o que pode viabilizar melhores condições de crédito”, conclui.

A pesquisa Propósito dos Pequenos Negócios Baianos para 2025 foi realizada entre os dias 6 e 13 de janeiro, com 333 empreendedores de toda a Bahia. A pesquisa na íntegra pode ser conferida nesse link.

31 de janeiro de 2025, 12:56

Compartilhe: