Pesquisa mostra panorama do mercado consumidor de livros no país e indica que brasileiro ainda lê pouco
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Da Redação
A Câmara Brasileira do Livro divulgou na última semana a 2ª edição do Panorama de Consumo de Livros, que apura o mercado consumidor de livros, considerando brasileiros com mais de 18 anos.
Conforme o portal UOL, no geral, os dados apurados em 2024 são semelhantes aos apresentados na primeira edição da pesquisa, referentes a 2023.
A pesquisa indica que o brasileiro ainda lê pouco: 84% dos brasileiros acima de 18 anos não compraram livro nenhum nos últimos 12 meses.
Há também um número significativo de pessoas que reconhecem a importância da leitura, mas não compram livros. A justificativa mais usada por 31,8% desses para explicar a distância dos livros é a falta de tempo.
Quase empatado entre os motivos para não comprar livros está a soma da disponibilidade de obras digitais gratuitas com o acesso a PDFs.
Dentre entrevistados que não compram livros, a maioria disse que poderia mudar de hábito caso encontrasse preços melhores ou mais justos. São as classes A, em primeiro, e B, em segundo, que mais se queixam do valor, outro indicativo de que o maior problema talvez esteja em como valorizam pouco os livros.
Os consumidores de livros no país estão principalmente nas classes C (43%) e B (38,4%). O consumo de livros entre os mais pobres teve um crescimento razoável (de 10,4% para 11,8% nas classes D e E), enquanto entre os mais ricos, o povo da classe A, diminuiu (de 7,2% para 6,8%).
As mulheres da classe C representam 27% dos consumidores de livros no país, número 2% maior do que na última edição da pesquisa.