segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Pesquisa mostra que oito em cada dez brasileiros sentem alta no preço dos alimentos

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Da Redação

A pesquisa Quaest divulgada no domingo aponta que as famílias brasileiras de todas as classes sociais notaram a elevação de preços dos alimentos e das contas de água e energia elétrica no país.

De acordo com o levantamento, oito em cada dez dizem que preço dos alimentos subiu. A percepção é praticamente semelhante entre as classes sociais.

Os preços mais baixos foram citados por menos de 10% de todas as faixas de renda. Já a percepção de estabilidade varia entre 11% (classe baixa) e 14% (classe alta).

Tarifas de água e eletricidade também pesaram no bolso. O encarecimento dos serviços essenciais foi sentido, principalmente, pelas famílias da classe baixa (69%). O percentual reduz entre as classes média (66%) e alta (64%), conforme a disponibilidade da renda.

Já as tarifas de energia elétrica residencial ficaram 14,4% mais baratas no mês passado. A variação negativa foi ocasionada pelo desconto concedido nas contas para as famílias que tiveram consumo inferior a 350 quilowatts-hora (kWh) em ao menos um mês de 2023.

A Quaest ouviu 2.000 brasileiros para elaborar a pesquisa. O levantamento “Diferenças Entre Classes Sociais Brasileiras” tem margem de erros maiores do que a amostra completa devido à análise de comportamentos, percepções e opiniões por classe social. As variações oscilam entre 3 pontos percentuais (classe média) e 4 pontos percentuais (classes baixa e alta).

 

17 de fevereiro de 2025, 08:00

Compartilhe: