sábado, 4 de maio de 2024

Petrobras descobre petróleo em águas ultraprofundas na margem equatorial

Foto: Reprodução

Da Redação

A Petrobras informou, nesta terça-feira (9/4), que descobriu uma acumulação de petróleo em águas ultraprofundas da Bacia Potiguar, no poço exploratório Anhangá, localizado entre os estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.

De acordo com a empresa petrolífera, a acumulação está a cerca de 190 km de Fortaleza e 250 km de Natal, em profundidade de 2.196 metros. A área onde foi localizado o combustível fica na margem equatorial, considerada o “novo pré-sal” e chamada de nova fronteira exploratória.

A descoberta ocorre enquanto a estatal aguarda o parecer do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para perfurar um poço na Bacia da Foz do Amazonas. Os servidores da autarquia estão em greve há três meses, o que vem causando atrasos significativos em projetos dos setores de energia e petróleo.

Em nota, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que o histórico de perfurações em ambientes de águas profundas e ultraprofundas não tiveram “qualquer tipo de intercorrência ou impacto ao meio ambiente”.

09 de abril de 2024, 23:00

Compartilhe: