PF cumpre mandados na Bahia, DF e PE em nova fase da Operação Overclean; foco é prefeitura de Campo Formoso

Da Redação
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17), a quinta fase da Operação Overclean, com o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão e uma ordem de afastamento cautelar de um servidor público. As ações ocorrem na Bahia, no Distrito Federal e em Pernambuco. A informação foi confirmada pela própria corporação.
A investigação mira uma organização criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos originários de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. Os nomes dos alvos da operação não foram divulgados.
Segundo a Polícia Federal, o foco desta nova fase está na Prefeitura de Campo Formoso, no norte da Bahia. No estado, os mandados são cumpridos nas cidades de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Mata de São João. No Distrito Federal, há cumprimento de mandado em Brasília, e, em Pernambuco, a operação chega à cidade de Petrolina.
Na capital baiana, um dos endereços vistoriados pela PF é um imóvel de alto padrão no bairro do Horto Florestal.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso atuava manipulando procedimentos licitatórios e desviando verbas públicas oriundas de emendas parlamentares destinadas ao município de Campo Formoso, mediante o pagamento de propinas. Ainda segundo a PF, os investigados também teriam agido para dificultar o avanço das investigações.
Entre os crimes apurados nesta etapa da Overclean estão:
- Organização criminosa
- Obstrução de investigação
- Corrupção ativa e passiva
- Peculato
- Fraude em licitações e contratos administrativos
- Lavagem de dinheiro
O Supremo Tribunal Federal (STF) também determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas ligadas à investigação. A medida busca interromper a movimentação de valores com origem ilícita e garantir a reparação dos danos causados aos cofres públicos.