quarta-feira, 13 de maio de 2026

PF desmonta esquema que fraudava biometria de idosos e causou prejuízo de R$ 1 milhão

Foto: Divulgação

Da Redação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), a Operação Mimetismo para desarticular um esquema de fraudes bancárias que utilizava biometrias falsas para se passar por clientes idosos, muitos deles centenários. O golpe gerou um prejuízo estimado em mais de R$ 1 milhão apenas entre correntistas da Bahia.

A investigação teve início após um alerta da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude (CEFRA), da Caixa Econômica Federal, que identificou irregularidades no cadastramento de biometria facial e digital. Segundo a PF, criminosos registravam jovens como se fossem os titulares das contas, permitindo movimentações indevidas, saques em lotéricas e transferências para contas ligadas ao grupo.

As biometrias eram fraudadas em agências da Caixa no Pará, e parte do esquema teria contado com a participação de funcionários recém-contratados da instituição, que usavam acesso privilegiado para facilitar os crimes. Até o momento, foram identificadas cerca de 20 contas afetadas em agências de Guanambi, Salvador, Serrinha, Eunápolis, Feira de Santana, Castro Alves, Cachoeira, Euclides da Cunha, Conceição do Coité e Itamarajú.

A operação cumpre dois mandados de suspensão do exercício de função pública contra empregados da Caixa, além de três mandados de busca e apreensão em Belém e Dom Eliseu (PA). A Justiça Federal também determinou o bloqueio de contas bancárias dos investigados para impedir novas movimentações e desarticular financeiramente o grupo.

11 de dezembro de 2025, 11:07

Compartilhe: