quinta-feira, 13 de novembro de 2025

PF encontra carro blindado de deputado Binho Galinha; parlamentar segue foragido

Foto: Divulgação

Da redação

A Polícia Federal (PF) localizou na quarta-feira (1º) um carro blindado pertencente ao deputado estadual Binho Galinha (PRD), alvo de mandado de prisão na Operação Estado Anômico. O parlamentar, porém, segue foragido da Justiça, segundo informou o Ministério Público da Bahia (MP-BA).

O veículo foi encontrado em uma área de mata em Feira de Santana, com a chave escondida na roda. De acordo com informações apuradas pela TV Bahia, o automóvel possuía comunicação via satélite e estava equipado com giroflex — item de uso restrito. O carro foi levado para o pátio da PF em Água de Meninos, em Salvador.

Durante a operação, nove pessoas foram presas, entre elas a esposa do deputado, Mayana Cerqueira da Silva, e o filho, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano. Ambos já haviam sido presos em 2023, mas foram liberados pela Justiça em abril de 2024. Quatro policiais militares também foram detidos.

As investigações apontam que Binho Galinha é o líder de uma organização criminosa com atuação em crimes como lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas e associação para o tráfico.

Segundo a PF, os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em endereços residenciais em Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos, além de um endereço comercial em Salvador.

“Verificamos que os investigados estavam praticando o comércio ilícito de armas de fogo, como também havia associação para o tráfico. Há diversas razões que levaram ao decreto de prisão preventiva dos investigados”, afirmou o delegado Geraldo Almeida, da PF, em coletiva de imprensa. Ele destacou ainda que detalhes da investigação permanecem sob sigilo para não comprometer as apurações.

02 de outubro de 2025, 08:00

Compartilhe: