quarta-feira, 16 de julho de 2025

PF investiga fraude na inserção de dados para pagamento de benefício a pescadores em Santo Amaro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Redação

A Polícia Federal investiga uma denúncia que aponta a inserção de dados falsos para a obtenção do Seguro Defeso no município de Santo Amaro, no recôncavo baiano. Segundo o A Tarde, o caso envolve o nome do vereador Nelson da Pesca (PSDB).

A denúncia aponta que o parlamentar teria praticado o crime com o intuito de beneficiar pessoas próximas a fim de conseguir vantagens pessoais e eleitoreiras. O parlamentar também seria presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiros Ouro do Mar.Nas eleições de 2020, Nelson da Pesca se elegeu com 884 votos.

O caso foi denunciado ainda aos Ministério Públicos Estadual e Federal, além de demais órgãos de controle.

Ainda de acordo com o A Tarde, o Ministério Público não levou adiante a condução, sob alegação da denúncia ser de crime contra órgão federal. No último dia 10 de janeiro deste ano, o promotor de Justiça, Paulo César Azevedo, já teria determinado a remessa de cópia do material completo ao Ministério Público Federal.

A denúncia de inserção de dados falsos e outros crimes está sendo analisada pela Corregedoria Geral da Polícia Federal, para que fossem tomadas as providências. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também analisa o caso. De acordo com o órgão, a denúncia está em fase de apuração.

O seguro defeso é um benefício pago pelo INSS ao pescador artesanal, considerando que a única fonte de renda individual ou familiar seja a pesca. Sendo assim, o trabalhador deve ter Registro Geral de Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

09 de maio de 2023, 09:31

Compartilhe: