Plataforma celebra Dia Nacional do Voluntariado com mais de 17 mil inscritos na Bahia
Da Redação
Dia 28 de agosto: data que reforça a importância da atuação de pessoas que compartilham suas habilidades, tempo, energia e talento de forma voluntária e não remunerada em prol de causas sociais. Instituído pela Lei nº 7.352/1985, o Dia Nacional do Voluntariado é comemorado em todo o País e, ao mesmo tempo, a Bahia comemora mais de 17 mil inscritos no Bahia Estado Voluntário.
A plataforma foi lançada em 25 de setembro de 2019, com o intuito de estimular o exercício da solidariedade no Estado e permitir a intermediação entre a relação dos cidadãos que desejam atuar como voluntários e as organizações que precisam de ajuda. Atualmente são 2.565 projetos, campanhas e doações cadastradas, 54.942 oportunidades de deixar o dia de alguém mais colorido, 17.770 voluntários e 830.460 horas de atuação solidária computada.
A iniciativa fomenta a prática do voluntariado na Bahia, tendo o cidadão como protagonista no desenvolvimento social, com sustentabilidade, qualidade de vida e redução de desigualdades. É o que explica Kátia Camillo, coordenadora do programa estadual. “O Bahia Estado Voluntário disponibiliza uma plataforma virtual para o cadastro de projetos e de voluntários. Com isso é possível conectar entidades públicas e privadas e os cidadãos em redes solidárias, inclusivas e colaborativas, unindo esforços para o trabalho voluntário, portanto, promovendo a cultura de voluntariado cidadão”.
Cadastro
Basta fazer um cadastro no site www.estadovoluntario.ba.gov.br, informando a área na qual gostaria de prestar serviço voluntário e a disponibilidade de horário. Já as instituições cadastram no site seus projetos que necessitam de voluntários. Além dos órgãos de governo, podem inscrever projetos entidades privadas sem fins lucrativos, como ONGs, filantrópicas e do terceiro setor. Realização das Secretarias de Justiça e Administração, o projeto Bahia Estado Voluntário está alinhado com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), ao fomentar a prática do voluntariado.
Bahia Sem Fome
Outro programa voltado para a solidariedade é o Bahia Sem Fome, que tem como principal meta promover a segurança alimentar e nutricional no Estado, garantindo às pessoas em situação de vulnerabilidade social acesso aos alimentos em qualidade e quantidade necessária, reduzindo os índices de insegurança alimentar no nosso estado.
Até o momento, mais de 800 toneladas de alimentos foram arrecadadas e desse número, mais de 600 toneladas de alimentos já foram doados para pessoas em situação de vulnerabilidade. O Bahia Estado Voluntário é parceiro do programa intermediando o trabalho de pessoas voluntárias na organização e distribuição de cestas de alimentos.