Polícia Civil recaptura primeiro foragido do Conjunto Penal de Eunápolis
Da Redação
A Polícia Civil da Bahia confirmou nesta terça-feira (16) a recaptura de Valtinei dos Santos Lima, conhecido como “Dinei”, um dos 16 detentos que fugiram do Conjunto Penal de Eunápolis em dezembro de 2024. Ele é o primeiro foragido localizado desde a fuga, que ganhou repercussão nacional. Outros 14 ainda permanecem foragidos.
Segundo a Polícia Civil de Porto Seguro, Valtinei havia sido preso no início de setembro, mas se apresentou às autoridades utilizando o nome do irmão, Luciano Santos Lima. No momento da prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, ele apresentou um documento de identidade falso para tentar esconder dois mandados de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Eunápolis.
A fraude só foi descoberta durante a transferência de presos de Porto Seguro para o Conjunto Penal de Eunápolis. Reconduzido à delegacia, o detento confessou ter usado a identidade do irmão.
Desde a fuga, as autoridades registraram outros desdobramentos. Em janeiro, Anailton Souza Santos, conhecido como “Nino”, morreu em confronto com policiais. Já em agosto, um homem foi preso sob suspeita de envolvimento na fuga e apontado como participante de um atentado contra o então diretor da unidade, ataque que deixou um motorista terceirizado gravemente ferido.








