sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Porto a Porto inaugura showroom em Salvador com vinhos e produtos gourmet exclusivos – por José Falcón Lopes

Foto: Divulgação

Da Redação

A unidade soteropolitana da importadora Porto a Porto inaugurou na última terça-feira (15) um showroom para apresentar seus vinhos, destilados, massas importadas da marca Paganini e demais produtos gourmet exclusivos para clientes corporativos (pessoa jurídica).

O escritório de 300m2, localizado na Rua Waldemar Falcão, nº 979, Salas 205 e 206, no Horto Florestal, possui também espaços para a realização de treinamentos, degustações e eventos gourmet, mas com a curadoria por conta do cliente.

A Porto a Porto Salvador tem à sua frente o gerente geral Breno Menezes, especializado no segmento off trade (supermercados, mercearias e varejo em geral) e Luciano Oliveira, supervisor on trade (hotéis e restaurantes). São eles os responsáveis por atender uma carteira de mais de 340 clientes diretos espalhados por cinco estados: Bahia, Sergipe, Ceará, Piauí e Maranhão. Os demais estados da região Nordeste e toda a região Norte são atendidos pela filial de Recife (PE).

Breno explicou que a unidade de Salvador consegue oferecer aos seus clientes não só produtos exclusivos de alto padrão, mas preços mais competitivos por ser tributada no regime atacadista como empresa baiana.

Degustação

Para acompanhar o bate-papo, Luciano ofereceu um agradável “flight primaveril” com vinhos meio secos muito equilibrados da linha Héritage da vinícola francesa Patriarche, da região do Rhône.

O branco, com aroma floral, é um blend das uvas Colombard, Ugni Blanc, Folle e Blanche. O rosé, com aroma frutado, é um refrescante blend das uvas Cinsault e Carignan. E, por último, o tinto, também com aroma frutado, é um blend das uvas Carignan, Grenache e Syrah. O preço de cada rótulo para o consumidor final fica em torno de R$ 80,00.

Mercado

O carro-chefe das vendas de vinhos da Porto a Porto Salvador é o argentino Norton D.O.C. Malbec, que chega até o consumidor final com um preço médio de R$ 90,00. Outros campeões de vendas são os portugueses das vincícolas Carmin e da João Portugal Ramos, ambas da região do Alentejo. Desta última vinícola, se sobressai o rótulo tinto Marquês de Borba, um elegante blend Alicante Bouschet, Aragonez, Merlot, Petit Verdot, Touriga Nacional e Trincadeira, com preço para o consumidor final em torno de R$ 130,00.

Breno Menezes destacou ainda os rótulos das vinícolas chilenas Tabali e Caliterra e argentina Alambrado, todas exclusivas da Porto a Porto na Bahia. Ele explicou, contudo, que as vendas na região Nordeste são divididas em torno de 50% para as massas Paganini e 50% para os vinhos, mas que nas unidades do Sul e do Sudeste os vinhos têm uma relevância de mercado maior. “A força da Paganini faz com que a gente entre com os vinhos pela cozinha dos restaurantes”, brincou.

Breno criticou também a tributação para vinhos importados no Brasil. “Vinho é taxado na Europa como alimento. No Brasil, ele é taxado como produto de luxo. É um regime tributário muito perverso”, afirmou.

Coordenadora de Importação e sommelière do HiperIdeal, Camila Farias esteve presente à inauguração da Porto a Porto. Ela entende que, apesar dos altos tributos, a cena de consumo de vinhos no Brasil é ascendente. “O mercado de vinhos no Brasil ainda é muito inicial, o País é a bola da vez. Mas é preciso haver educação etílica, senão o consumo vai ficar limitado ao preço dos produtos”, defendeu.

Tradição

A Porto a Porto nasceu há 26 anos na cidade de Curitiba (PR) e se consolidou como uma das maiores empresas de importação do País no setor de vinhos e alimentação. No livro “Histórias Engarrafadas” (2023), o escritor Sandro Moser conta a história da empresa, que atualmente possui mais de 100 fornecedores internacionaisde países como França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Chile, Argentina e Austrália, dentre outros, e tem mais de 120 colaboradores. Ele atribui todo esse sucesso, dentre outros aspectos, ao eficiente esquema logístico da importadora, que está presente em todo o território brasileiro e atende a uma carteira de aproximadamente 6 mil clientes.

José Falcón Lopes é hispano-brasileiro e jornalista.
E-mail: colunavinhosbahia@gmail.com
Instagram: @VinhosBahia

17 de outubro de 2024, 14:00

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