Portos da Bahia serão contemplados com parte de investimento federal de R$ 380 milhões em tecnologia
Da Redação
Os portos de Salvador e Aratu, na Bahia, estão entre os equipamentos que serão beneficiados pelo pacote de R$ 380 milhões anunciado pelo Governo Federal para modernização do Sistema Portuário Brasileiro. O investimento, coordenado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), é voltado à implantação de tecnologias consideradas estratégicas para operações de embarque e desembarque.
Segundo a pasta, a modernização tem foco no aumento da segurança operacional e da proteção ambiental. O destaque é a expansão do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS), que está sendo instalado em portos como Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Itaguaí (RJ), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA). Juntos, eles respondem por 56% da movimentação dos portos públicos do país.
“Estamos trazendo para o país o que há de mais avançado em tecnologia portuária, um sistema utilizado nos principais terminais do mundo. Nossos portos estão batendo recordes e precisam ser constantemente modernizados”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho, ao portal oficial do governo.
O VTMIS amplia a capacidade de monitoramento das áreas portuárias, com recursos de visão noturna, integração de dados e compartilhamento de informações com outros órgãos de fiscalização. O sistema reúne dados de radares, câmeras e sensores, permitindo identificar movimentações suspeitas e reforçar o controle contra ilícitos, como tráfico de drogas e contrabando.
Além do reforço na segurança, o governo destaca que o sistema melhora a eficiência logística, reduz riscos operacionais e contribui para operações portuárias mais sustentáveis.








