quarta-feira, 8 de maio de 2024

Prefeitura de Salvador homenageia professores do Nossa Rede na TV

Foto: Bruno Concha/Secom

Da Redação

Neste mês em que é celebrado o Dia do Professor (15 de outubro), os 128 docentes que integram o programa Nossa Rede na TV, realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), foram homenageados nesta quinta-feira (21), em cerimônia ocorrida no Palácio Thomé de Souza. Estiveram presentes o prefeito Bruno Reis, o titular da Smed, Marcelo Oliveira, e demais autoridades.

O Nossa Rede na TV foi aplicado para manutenção das aulas de forma não presencial durante a pandemia do novo coronavírus, por meio de teleaulas, e hoje também atua no reforço escolar de crianças, adolescentes, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante o evento, os educadores receberam uma placa de homenagem e um certificado pela dedicação e empenho na elaboração e gravação das teleaulas, contribuindo para a educação pública municipal num momento tão delicado.

Até o momento foram produzidas mais de 5 mil aulas. A iniciativa deu tão certo que, mesmo com a retomada das aulas presenciais, os programas pedagógicos televisivos continuam sendo gravados e exibidos para que os estudantes possam reforçar o aprendizado.

O chefe do Executivo municipal destacou a importância do programa para garantir a educação em meio ao cenário provocado pela Covid-19. “Na pandemia surgiram muitas dúvidas. Não sabíamos quanto tempo duraria e um dos maiores desafios foi buscar alternativas para que os jovens não ficassem sem aula. Na ocasião, tínhamos caminhos a seguir. Mas, o que era palpável e real era a metodologia que adotamos em Salvador. Contratamos dois canais de televisão, conteúdos digitais, mas tudo isso só foi possível graças a esses profissionais, que fizeram a diferença”, afirmou.

O prefeito destacou ainda que o caminho para a Educação hoje é investir em novas tecnologias, aliado à figura do professor. “As ferramentas tecnológicas vieram para ficar e vamos implantar sistemas em toda a gestão da educação. A linguagem do mundo digital é global. Hoje nossas crianças competem com crianças do outro lado do mundo, e o que iria acontecer no futuro, a pandemia antecipou para o presente. E só há um caminho para amenizar os impactos dos últimos anos: investir no digital. Mas, é bom lembrar que, por mais que haja evolução da tecnologia, o professor é insubstituível”.

21 de outubro de 2021, 12:54

Compartilhe: