sexta-feira, 3 de maio de 2024

Prefeitura de Salvador aplica segunda dose da vacina contra Covid em crianças de 3 a 4 anos nesta terça (28)

Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil

Da Redação

Crianças de 3 e 4 anos, com ou sem comorbidades, já podem receber a dose de reforço da Coronovac nest terça-feira (28). A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inicia hoje a estratégia para esse público. É necessário que as crianças tenham começado o esquema com a Coronavac e ter tomado a 2ª dose do imunizante até 28/11/2022.

A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.

A estratégia de vacinação contempla ainda 1ª e 2ª dose para as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades. O reforço da Pfizer Pediátrica para menores de 5 a 11 anos com/sem comorbidades também estará disponível para quem tiver nome na lista da SMS.

Hoje também está sendo realizada a aplicação da vacina bivalente para os idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento, bem como trabalhadores do sistema prisional, população privada de liberdades e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A vacinação dos quilombolas será feita nas Ilhas, conforme planejamento local, e das pessoas institucionalizadas (abrigados e trabalhadores da saúde) será feita nas instituições da qual eles fazem parte.

As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas, estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de 2 meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes: Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen.

Para ter acesso a bivalente, é necessário residir em Salvador e possuir o cartão SUS habilitado para a capital baiana. A consulta pode ser feita no site.

Para os demais públicos, a estratégia segue com a aplicação da 1ª, 2ª, dose de reforço e 4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais, no esquema “Liberou Geral”, para quem não é residente de Salvador ou não tenha iniciado o esquema primário na capital. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

28 de março de 2023, 07:56

Compartilhe: