Prefeitura inicia entrega de kits para 5,3 mil ambulantes que vão atuar no Carnaval 2025

Da Redação
A entrega de kits aos 5.370 ambulantes credenciados para o Carnaval 2025 foi iniciada nesta quinta-feira (20) e segue até o dia 26, 8h às 17h, em locais definidos conforme o circuito de atuação dos profissionais. A programação começou com a distribuição entre os vendedores que vão trabalhar no Circuito Dodô (Barra/Ondina).
Para quem atua nesse percurso da festa, o material segue disponível até o sábado (22), na Rua Baependi, 151, em Ondina. Os itens de trabalho que incluem um isopor grande e dois pequenos para armazenamento e transporte dos produtos são disponibilizados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), mediante a apresentação de um documento oficial com foto.
Para os ambulantes que trabalham no Circuito Osmar (Centro), a entrega acontecerá nos dias 23 e 24, na Rua Araújo Pinho, s/n, no Canela, ao lado da Procuradoria da Fazenda. Já para os ambulantes do Pelourinho, a entrega será nos dias 25 e 26, no Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros.
Ambulante há 12 anos, a moradora de Periperi, Beatriz Santos, 31 anos, sempre vende seus produtos na Barra. Mãe de cinco filhos, ela conta que sustenta a família com o comércio das bebidas. “Espero o ano todo para chegar o Carnaval. É a melhor época para gente que vive de vender bebidas. Estou torcendo para que venha bastante gente para Salvador”, revelou a vendedora, que foi uma das primeiras a chegar ao local da entrega do kit.
Processo
O início da distribuição foi acompanhado pelo diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho. Ele ressaltou que o recebimento dos kits pelos ambulantes é a etapa final do processo de cadastramento iniciado em setembro último. “Desde o ano passado temos desenvolvido ações com foco no cadastramento digital e em aulas de capacitação obrigatória. Iniciamos hoje o clico final da preparação desses profissionais. Finalizada a entrega, os ambulantes estarão prontos para o trabalho propriamente dito”, afirmou.
Ao receber o material que inclui duas placas de preço, sombreiro, uma barraca e dois isopores pequenos e um grande, a ambulante Elaine Jesus, 42 anos, elogiou a qualidade dos itens. “Adorei! Os artigos são ótimos. Dei uma olhada e gostei muito. Estou bastante animada, vou vender muito nesse Carnaval”, apostou a vendedora, que trabalha na festa há cinco anos.
O titular da Semop, Alexandre Tinoco, lembrou que o Carnaval de Salvador é uma grande oportunidade de trabalho para milhares de ambulantes. “É nosso compromisso garantir melhores condições para quem vai atuar na festa. A entrega dos kits de isopor, aliada à capacitação exigida, fortalece a organização e a qualidade do serviço prestado. Estamos trabalhando para que todos tenham estrutura e segurança para atuar nesse período tão importante para a nossa cidade”, destacou.
Capacitação
Todos os ambulantes credenciados passaram por uma capacitação obrigatória, que abordou temas como legislação, licenciamento, técnicas de vendas, higiene, segurança, além das proibições do trabalho infantil e da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
“Ofertamos curso de qualificação junto aos órgãos que compõem o sistema operacional do Carnaval. Abordamos as regras de conduta, falamos sobre deveres e direitos, lembrando todo o suporte que o poder público oferta às famílias dos ambulantes durante o período da festa”, disse o diretor da Semop ao fazer referência aos centros de acolhimento espalhados pelos circuitos para abrigar os filhos dos vendedores e vendedoras, enquanto trabalham nos dias de folia.
Regras
Ambulantes estão proibidos de comercializar produtos em carros de mão, carros-prancha, fogareiros, caixotes, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Também não está autorizado o uso de embalagens reaproveitadas, louças, alumínio ou vidro, devendo ser substituídas por descartáveis. O descumprimento dessas normas poderá acarretar a cassação imediata da licença, além de outras sanções legais.