Primeiro dia da Micareta de Feira reúne cerca de 350 mil foliões e não registra ocorrências graves

Da Redação
A Micareta de Feira de Santana começou nesta quinta-feira (1º) com um clima de tranquilidade. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), não houve nenhuma ocorrência grave registrada no primeiro dia da festa, que reuniu cerca de 350 mil pessoas.
De acordo com a SSP, apenas nove pessoas foram conduzidas à delegacia por motivos de menor gravidade. Nenhuma tentativa de entrada com arma de fogo foi registrada.
Durante as abordagens nos portais de acesso, foram apreendidos objetos cortantes como facas, estiletes, tesouras e alicates de unha. Em comparação com o primeiro dia da Micareta de 2024, que teve 90 celulares furtados, este ano o número caiu para pouco mais de 20 – uma redução expressiva, atribuída ao reforço no monitoramento e às tecnologias empregadas na segurança.
O Governo do Estado investiu R$ 11,6 milhões no esquema especial de segurança para a festa, que segue até a próxima segunda-feira (5), quando será encerrada com o tradicional arrastão. Ao todo, 8,6 mil profissionais da segurança atuam no evento, incluindo 6.298 policiais militares, 1.595 bombeiros, 372 policiais civis, 51 peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e 296 servidores da SSP.
Entre as medidas adotadas estão a instalação de oito portais de abordagem com câmeras de reconhecimento facial para identificar foragidos da Justiça, além de 400 câmeras de videomonitoramento e drones que operam em tempo real. O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e 85 postos de observação completam o aparato.
Coordenador dos portais de abordagem, o tenente-coronel PM Edmilton Ricardo dos Reis pediu colaboração dos foliões.
“Pedimos que a população evite trazer para o circuito objetos que possam vir a causar prejuízo ou danos a terceiros. Por exemplo, garrafas e copos de vidro e todos aqueles que podem ser transformados também em arma branca, como é o caso de tesourinhas, cortadores de unha, prendedores de cabelo com ponta. Esses objetos serão retidos nos portais. Brinquedos que atiram água também são de uso proibido no espaço. Através do reconhecimento facial, vamos também tirar de circulação aqueles indivíduos que têm mandados de prisão em aberto”, avisou.
A tranquilidade foi sentida por quem trabalha na festa. “Estão de parabéns. Estou me sentindo tranquila, mesmo estando só aqui na avenida”, afirmou a ambulante Lucineide dos Santos Sousa, 51 anos, que participa da micareta como vendedora.
A Polícia Civil também atua com ações específicas, como a recuperação de celulares furtados e a Operação Quitérias, voltada ao acolhimento de mulheres e crianças. O Posto Integrado de Prevenção à Violência (PI/Prev) está focado no combate a delitos sexuais, em parceria com órgãos como a Sepromi, SPM, SJDH, Seades e Defensoria Pública. A Ouvidoria da SSP realiza pesquisas de satisfação junto ao público sobre o trabalho das forças de segurança.
O impacto da operação também foi sentido na rede de saúde. Segundo o promotor Audo Rodrigues, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) não registrou nenhum atendimento relacionado à festa no primeiro dia. Os postos médicos instalados no circuito também funcionaram com movimento abaixo da média.
A expectativa da Micareta é de receber mais de dois milhões de foliões até segunda.