segunda-feira, 29 de abril de 2024

Procura por testes de detecção de Covid-19 aumenta 30% na Bahia nos últimos 15 dias

Foto: Divulgação/PMS

Da Redação

Um levantamento feito pelo Sindicato dos Farmacêuticos da Bahia (Sindifarma) aponta que a procura pelos exames, rápidos e PCRs, para detecção de Covid-19, cresceu em 30% nos últimos 15 dias.

O crescimento vem no lastro do aumento do número de casos de Covid-19 no estado. Dados da Secretaria de Saúde da Bahia indicam que, de 23 de outubro a 5 de novembro, o número de casos confirmados chegou a marca de 1.519, um aumento de aproximadamente 194% em comparação aos quinze dias anteriores. De 9 a 23 de outubro, o estado havia registrado 516 casos.

Diferente da fase mais aguda da pandemia, os sintomas similares aos de um simples resfriado vêm dificultando o diagnóstico da doença, que tem se espalhado com maior facilidade na Bahia nos últimos dias.

A realização de testes evita a disseminação do vírus, que pode agravar quadros de pacientes com imunodeficiências, idosos e recém-nascidos.

Ainda conforme dados da Sesab, o mês de outubro registrou cinco mortes por Covid-19 e dez casos foram notificados de períodos anteriores. Nos primeiros cinco dias de novembro, três pessoas morreram por causa da doença.

07 de novembro de 2023, 08:26

Compartilhe: