Professores da Ufba decidem encerrar greve após dois meses de paralisação

Da Redação
Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) irão retomar as atividades, após decisão nacional pelo fim da greve nas instituições federais. O anúncio foi feito na quarta-feira (26) durante assembleia realizada em Salvador.
Os docentes afirmaram, em nota enviada à imprensa, que a decisão será repassada à reitoria. Na sequência, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) deve se reunir para reprogramar o calendário acadêmico.
Horas depois, a Reitoria se pronunciou, informando a retomada das aulas já nesta quinta-feira (27). O Comando de Greve, no entanto, destaca que é o Consepe quem definirá o início das atividades de classe. A reunião do conselho para realização dos ajuste no calendário será na próxima quarta (3).
A decisão de encerrar o movimento ocorre após deliberação nacional. No domingo (23), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) aprovou fim o das paralisações.
Na ocasião, os docentes aceitaram a proposta do governo de reajuste em 2025 e 2026, com percentuais diferentes para cada classe profissional. O acordo proposto pelo governo ainda prevê a revogação de uma portaria editada em 2020, que aumentou a carga horária mínima semanal para a categoria.