Programa estadual garante moradia para mais de 3 mil famílias rurais

Da Redação
A moradia digna é um direito fundamental e, para muitas famílias no campo, ela representa um novo começo. O Programa Minha Casa Minha Vida Rural Bahia do Governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), tem transformado a realidade de comunidades rurais, quilombolas e indígenas na Bahia. Desde a sua criação, em 2015, o programa tem substituído habitações precárias por moradias seguras e estruturadas. Até o momento, 3.200 unidades habitacionais foram entregues, proporcionando segurança, conforto e qualidade de vida para milhares de famílias baianas.
Na comunidade quilombola dos Pedros, em Entre Rios, 20 novas moradias foram entregues, promovendo um impacto imediato na vida dos moradores. Maria de Fátima, uma das beneficiadas, descreve com emoção a transformação. “Antes, nossas casas eram de taipa, sem reboco e sem estrutura. O banheiro era de pindoba, sem condições adequadas. Hoje, temos uma casa com cerâmica, água encanada e um banheiro digno. É uma vida completamente nova para nós”.
Já em Simões Filho, na comunidade quilombola Rio dos Macacos, as entregas começaram e, ao todo, 144 unidades habitacionais serão construídas, oferecendo condições de moradia dignas para famílias que há anos lutam por um lar. Raimundo dos Santos, um dos moradores da localidade, compartilha a satisfação com a nova casa. “Morar em uma casa de adobo, sem cerâmica e com um banheiro do lado de fora era muito difícil. Agora, temos um lar estruturado, com banheiro dentro de casa. Isso muda tudo. Nos sentimos mais seguros e felizes.”
O futuro da habitação rural
O sonho da casa própria também está se concretizando para 206 famílias de seis etnias indígenas, nos municípios de Alcobaça, Angical, Belmonte, Itapebi, Una e Utinga. O anúncio foi feito em novembro de 2024, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida Rural (PMCMVR), a partir de parceria entre a CAR e a Caixa Econômica Federal. As novas moradias terão 64 metros quadrados e serão equipadas com tecnologias para captação e armazenamento de água da chuva, além de outros diferenciais sustentáveis.
Jumara Payayá, de Utinga, expressa a alegria de sua comunidade com a notícia. “Vai ser muito importante para nós. Muitas famílias ainda vivem em casas de taipa e precisam dessa mudança. Esse programa vai transformar nossa realidade. O povo Payayá reconhece a importância do Governo do Estado nesse processo.”
Além disso, o programa também prevê a construção de 791 unidades habitacionais para comunidades quilombolas e de Fundo e Fecho de Pasto, ampliando o alcance da iniciativa e gerando um impacto ainda maior nas áreas rurais da Bahia.
O Programa Minha Casa Minha Vida Rural Bahia é executado pela CAR, em parceria, com as secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), além do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep) e entidades federais como o Ministério das Cidades, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.