Projeto da ferrovia Salvador–Feira de Santana avança e deve ser submetido à audiência pública

Da Redação
O projeto para construção da ferrovia de passageiros entre Salvador e Feira de Santana segue avançando. Segundo o Ministério dos Transportes, os estudos de viabilidade estão em fase final de ajustes e devem ser concluídos em breve.
A linha, que deve reduzir o tempo de viagem entre as duas cidades de 1h11 para 35 minutos, teve seu projeto apresentado em junho ao ministro Renan Filho pelo deputado Zé Neto (PT-BA) e representantes da empresa TIC Bahia Ltda., responsável pela proposta. A companhia já protocolou pedido de outorga junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o trem poderá transportar até 85 mil passageiros por dia, além de operar com cargas. O traçado prevê 98 km de extensão, com dez paradas — oito estações de passageiros e dois pátios de carga. A linha será integrada ao sistema metroviário de Salvador e terá ramais em cidades como Simões Filho, Candeias e Santo Amaro.
A ferrovia terá bitola larga (1.600 mm), será eletrificada em 25 kV e contará com sistema de controle ETCS Nível 2, padrão internacional para operação de alta velocidade. Os trens de passageiros devem atingir até 160 km/h, enquanto os de carga poderão operar a 120 km/h.
A expectativa da TIC Bahia é de que a ferrovia gere impacto econômico de R$ 90 bilhões na capital e na região de Feira de Santana, com receita estimada em R$ 1,1 bilhão por ano — a maior parte vinda do transporte de passageiros.
Concluída a fase técnica, o projeto será encaminhado à ANTT e submetido à audiência pública, etapa que permitirá contribuições da sociedade. A ferrovia baiana integra um pacote de novos projetos de trens intercidades estudados pelo governo federal, que também inclui linhas em estados como Goiás, Paraná, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Sul.