quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Projeto de reforma em igreja não indicou problema estrutural, diz Iphan

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Da Redação

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou, há cerca de seis meses, um projeto de reforma para a Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho. As informaçõe são do jornal Correio.

Em entrevista ao veículo, Hermano Queiroz, superintendente do Iphan na Bahia, afirmou que o projeto ainda está em fase de elaboração, mas não havia apontado nenhum problema estrutural no templo religioso, nem mesmo no forro do teto central

“Tudo vai ser ainda investigado, porque é um dano que não está à vista, que às vezes o próprio tempo causa ao próprio patrimônio. O que nós estávamos fazendo, entendendo que [efeito do] tempo é muito forte sobre as coisas, era a contratação de um projeto executivo da Igreja e do Convento de São Francisco de Assis. Nós investimos R$ 1,2 milhão nesse projeto no ano passado”, destacou.

Hermano Queiroz ainda apontou que a responsabilidade do espaço sagrado, apesar de ser tombado como patrimônio histórico, é compartilhada entre o proprietário privado e a gestão da igreja. Quando questionado sobre a última vez que a igreja passou por uma reforma, ele disse não ter informação. “Quem faz isso é o dono do bem, não somos nós. Não é nossa função fazer manutenção daquilo que está tombado”, disse.

Sosthenes Macêdo, diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), afirmou que a pasta não foi acionada nos últimos dias pela igreja ou pelo Iphan para averiguação de irregularidades. Ele confirmou que há, sim, a possibilidade de que o teto tenha desabado pelo que chamou de sobrepeso no forro do teto central.

06 de fevereiro de 2025, 09:00

Compartilhe: