sexta-feira, 26 de abril de 2024

PSDB da Bahia acusa governador João Doria de fraudar prévias do partido

Foto: Foto: Agência Brasil

Da Redação

Os diretórios estaduais do PSDB da Bahia, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul entraram com uma representação contra o diretório de São Paulo comandado pelo governador João Doria por suspeita de fraudes no registro de novos filiados. A denúncia foi protocolada na sede nacional do partido, em Brasília, segundo informou o jornal O Globo.

O texto diz que o diretório de São Paulo filiou 92 prefeitos e vice-prefeitos do estado fora do prazo estabelecido pela sigla, com o objetivo de eles votarem nas prévias marcadas para novembro. Uma resolução define que somente filiados até 31 de maio podem participar das prévias. Segundo a representação, esses políticos teriam sido incluídos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com data retroativa.

O diretório paulista se justificou, dizendo que a legislação “não obriga que a filiação seja lançada no sistema na mesma data em que ocorre”. O presidente do diretório de São Paulo, Marco Vinholi, declarou que parte das filiações ocorreram formalmente antes de 31 de maio. Ele não especificou, porém, quantos prefeitos e vices se filiaram antes da data limite e que, segundo seu entendimento, estão aptos a votar nas prévias.

Os denunciantes fazem parte da campanha do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que disputa as primárias contra Doria e o ex-senador Arthur Virgílio (AM) para ver quem será o candidato a presidente na eleição presidencial do ano que vem.

“Os casos supramencionados certamente não são os únicos, devendo o assunto ser objeto de criteriosa apuração pela direção partidária”, diz a representação, que é assinada pelos dirigentes das agremiações do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará e Bahia.

Nos últimos dias, acirrou-se a disputa interna entre os dois governadores, que tentam converter dissidentes nos feudos dos oponentes. Leite ganhou o apoio da Juventude do PSDB, ligada ao senador Tasso Jereissati (CE), e do terceiro vice-presidente do PSDB paulista, Evandro Losacco, enquanto Doria recebeu o apoio unânime do diretório estadual do Rio Grande do Norte.

Em nota, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que a denúncia será analisada com “absoluta serenidade” e que os questionamentos já foram encaminhados ao diretório paulista. Araújo também destacou que os dados de filiados aptos a votar nas prévias são obtidos via TSE – ou seja, se houve mesmo a fraude, ela ocorreu no sistema da Justiça eleitoral.

Na Bahia, o único tucano de alta plumagem que apoia Doria é o ex-prefeito de Salvador Antonio Imbassahy, que é secretário especial no governo paulista.

22 de outubro de 2021, 14:28

Compartilhe: