PT Bahia realiza 4º Encontro Territorial para debater desafios nas eleições de 2026

Da Redação
O PT da Bahia realizou, no domingo (16), o 4º Encontro Territorial do Semiárido Nordeste II, na cidade de Banzaê. O evento faz parte de uma série de encontros que percorrerão os 27 Territórios de Identidade do estado até maio, com o objetivo de fortalecer a legenda, preparar o partido para o Processo de Eleição Direta (PED) e planejar estratégias para as eleições de 2026.
O encontro teve como foco principal a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT), além da ampliação das bancadas de deputados estaduais e federais. Segundo o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, a iniciativa visa organizar a base partidária, promover debates e fortalecer a democracia interna.
“Estamos percorrendo os 27 Territórios de Identidade do estado, dialogando com os movimentos sociais, organizando nossa base para o PED e fortalecendo o PT. Tudo isso com o olhar voltado para 2026, para a reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo, além da ampliação das nossas bancadas. Esse trabalho começa agora, com planejamento, organização e muito debate”, afirmou Valadares.
Glauco Chalegre, vice-presidente do PT Estadual, destacou a importância do processo de escuta e diálogo para a construção de um partido mais democrático e fortalecido. “Estamos aqui em Banzaê, no nosso quarto Encontro Territorial, com as bênçãos da chuva. Já passamos por Itacaré, Ubatã e Paulo Afonso. Esse processo de escuta é a forma de fazer política do PT, reunindo bases e lideranças para construir um partido forte, guiado por sua militância”, ressaltou.
Segundo o PT, a iniciativa reforça o compromisso do partido com a mobilização popular e a organização interna.