domingo, 19 de maio de 2024

PT nacional lista cinco municípios baianos como prioridade para eleições e deixa Salvador de fora

Foto: Divulgação

Da Redação

Salvador ficou de fora do documento intitulado “Homologação de candidaturas e coligações”, elaborado nesta segunda-feira (06) pela Executiva nacional do PT, que oficializa candidaturas próprias ou de aliados a prefeito em 64 municípios brasileiro com mais de 100 mil habitantes.

Entre as 14 capitais citadas no documento, há duas em que o PT homologa o apoio a aliados: em São Paulo (SP), com o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), e em Rio Branco (AC), com o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB). Em Salvador, a candidatura do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) está definida dentro da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) desde dezembro de 2023, com o apoio dos comandos estadual e municipal petistas.

O documento cita outras 12 capitais com candidaturas próprias do PT definidas: Fortaleza (CE), Vitória (ES), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Florianópolis (SC) e Aracaju (SE).

Entre as maiores cidades da Bahia, ficou de fora da lista da Executiva nacional, além de Salvador, o município de Juazeiro, quinto maior do Estado e onde o PT da Bahia lançou como candidato o ex-prefeito Isaac Carvalho, que segue apontado como inelegível pelos próprios aliados, apesar do comando petista no Estado negar.

O PT nacional confirma as pré-candidaturas dos deputados federais petistas Zé Neto, em Feira de Santana, e Waldenor Pereira, em Vitória da Conquista, além dos ex-deputados federais Tito, em Barreiras, e Luiz Caetano, em Camaçari, e da ex-secretária estadual de Educação Adélia Pinheiro, em Ilhéus.

Procurado pelo site, o presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, afirmou que a Executiva nacional do PT vai homologar o apoio a Geraldo Júnior nas próximos encontros do comando partidário. “Não há, necessariamente, uma ordem de prioridade, mas sim a capacidade de análise em cada reunião. Como é impossível avaliar todas as demandas nacionais em uma única reunião, o PT vai divulgando listas a cada semana”, pontuou o dirigente.

07 de maio de 2024, 14:04

Compartilhe: