quarta-feira, 30 de julho de 2025

Rapidinhas: A aposta de Coronel em Kassab, Elmar reaparece no palanque da oposição, a tietagem de Roma e a jovem aposta de Cairu

Foto: Divulgação

Alberico Goméz e Equipe

Aposta de Coronel

O senador Angelo Coronel, do PSD, aposta as fichas no presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, para ter o respaldo partidário visando concorrer à reeleição em 2026 mesmo de forma avulsa, ou seja, fora da chapa encabeçada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que tentará o segundo mandato. Aliados e familiares do parlamentar acreditam que esse é o caminho para que o comandante da sigla na Bahia, senador Otto Alencar, “compre” a briga com os petistas, que pleiteiam uma composição com dois ex-governadores disputando as duas cadeiras na Alta Casa do Congresso: o senador Jaques Wagner (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Articulação nacional

Para que o movimento dê certo, Coronel torce por uma candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem como maior incentivador o próprio Kassab, atual secretário estadual de Governo e Relações Institucionais de São Paulo. Nesse cenário, o presidente nacional do PSD, em articulação combinada com Otto, negociaria com o PT no plano federal o direito de Coronel concorrer em 2026 em troca do apoio da sigla à reeleição do presidente Lula na Bahia, mesmo que, na pior das hipóteses, como uma terceira candidatura ao Senado na esfera governista.

Jogo combinado

Na avaliação de um importante quadro pessedista, sendo essa a configuração, ninguém poderá dizer que Otto ou o PSD traíram a aliança com o PT. Pelo contrário: o movimento será feito em nome do fortalecimento da reeleição de Lula em um estado considerado chave, que é a Bahia, o que também é bom para Jerônimo. E Otto, sem o qual Coronel terá dificuldade em se viabilizar mirando um segundo mandato, poderá fazer campanha francamente para o correligionário sem romper com o governador ou com Wagner.

Futuro dos filhos

O fato é que Angelo Coronel, que é um quadro do agrado do governador de São Paulo, vai tentar de tudo para ser candidato à reeleição pelo PSD, e se articula nacionalmente com esse objetivo. Apesar de dialogar bem com a dreita, o senador não deseja migrar para a oposição e caminhar com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), até para não atrapalhar os planos dos dois filhos de renovarem os mandatos em 2026 – o deputado federal Diego Coronel e o deputado estadual Angelo Coronel Filho.

“Tiete” de Tarcísio

Quem bancou a “tiete” de Tarcísio de Freitas foi o presidente do PL na Bahia, João Roma, que esteve ao lado do governador no Global Agribusiness Festival (GAFFFF), considerado o maior festival da cultura agro do mundo, realizado no final da semana passada, em São Paulo. A exemplo de Coronel, ex-ministro também deposita no político do Republicanos as esperanças sobre o futuro, só que para ser candidato ao Palácio de Ondina. Nesse caso, a aposta é que Tarcísio convença ACM Neto a ser vice numa eventual chapa presidencial, apoiando Roma na disputa pelo governo baiano.

Ar da graça

O deputado federal Elmar Nascimento (União), que andou de “namoro” com o PT, finalmente deu o ar da graça em um palanque da oposição na Bahia. Ao lado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), o parlamentar participou, na noite de ontem (09), da inauguração de um hospital municipal em Nova Viçosa, cidade administrado pela prefeita Luciana Machado (União). A aparição, no entanto, foi discreta, sem registo nas redes sociais de Elmar, que decidiu prestigiar o aliado e deputado estadual Robinho (União), esposo de Luciana e pré-candidato a uma cadeira na Câmara em 2026.

Jovem aposta

Filho de Hildécio Meireles (União), prefeito de Cairu, Rafa Meireles confirmou, em conversa com a coluna, que será candidato a deputado estadual em 2026. O jovem já está em plena campanha. No final da semana passada, participou, por exemplo, da Festa da Banana de Teolândia ao lado do pai e do deputado federal Dal Barreto (União), com quem fará dobradinhas. Rafa garante já ter o apoio de seis prefeitos, sobretudo na região do Baixo Sul.

Lado do muro

Questionado sobre no palanque de quem irá subir em 2026 na eleição para o governo do estado, Rafa Meireles afirmou que se posicionará no momento certo. Garantiu que não ficará em cima do muro. O pai, que esteve com ACM Neto em 2022, tem se aproximado de Jerônimo – o governador já anunciou mais de R$100 milhões em obras em Cairu. O jovem deve se filiar ao PRD, partido agora sob a batuta de Elmar Nascimento e do deputado estadual Marcinho Oliveira (União) na Bahia e no qual os candidatos terão liberdade para ficar ao lado de quem desejarem na majoritária.

Mandato ativo

Presidente da Assembleia, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) passou uns dias nos EUA, mas deixou o gabinete ativo na Bahia. Enquanto esteve fora, foi representada por assessores até em solenidades do governo estadual, inclusive na entrega de equipamentos e maquinários agrícolas. Ou seja, não deixou o mandato parar. Fora do país, ela participou, ao lado dos colegas Samuel Júnior (Republicanos) e Fabíola Mansur (PSB), do Pan American Freedom Forum, em Orlando, na Flórida, evento da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

Invasão zero

Lideranças do PT na Bahia tentaram, sem sucesso, boicotar a realização do 1º Fórum Nacional do Movimento Invasão Zero de Defesa da Propriedade (MIZ), que reuniu, no sábado (07), em Ilhéus, produtores rurais e apoiadores em uma mobilização contra o MST. Um dos alvos foi o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, acusado de estimular ocupações, inclusive por parte de indígenas. O evento teve o respaldo político do prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (União).

10 de junho de 2025, 08:47

Compartilhe: