terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Rapidinhas: A máquina para Ivoneide Caetano, a amnésia de Wagner e a queda de Bellintani

Foto: Divulgação

Davi Lemos

Aposta em Ivoneide

A aposta dentro do PT é que Ivoneide Caetano será a candidata a deputada federal mais votada pelo partido nas eleições do ano que vem. Ela é esposa do secretário das Relações Institucionais da Bahia, Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari. “Não há dúvidas de que Ivoneide terá um desempenho eleitoral acima da média. Toda a máquina da secretaria comandada por Caetano trabalha para ela”, afirmou à coluna um deputado estadual petista. A ciumeira em relação à esposa de Caetano é grande principalmente nos partidos aliados ao governador Rui Costa (PT), sobretudo o PP e o PSD.

Wagner e a amnésia

O senador Jaques Wagner (PT) disse, na última sexta-feira, que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ajudou o sucessor Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a realizar uma “revolução social pacífica”. A via? A aprovação do Plano Real, que rendeu ao tucano a vitória nas eleições de 1994 contra o mesmo Lula. Wagner só esqueceu de mencionar que o PT foi contra o Plano Real, chamado de “fantasia”. Wagner também criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por “extinguir” o Bolsa Família, mas também esqueceu que, quando o mesmo FHC lançou programas como o Bolsa Escola e o Vale Gás, o presidenciável petista classificou-os como “bolsa esmola”.

Chances de Bellintani

As chances de Guilherme Bellintani em emplacar o espaço de vice na chapa de ACM Neto (DEM) em 2022 irão totalmente pelo ralo se o Esporte Clube Bahia cair para a segunda divisão. A leitura é feita pelos aliados do próprio ex-prefeito de Salvador. Bellintani chegou a negociar a entrada no PDT, mas as conversas não se concretizaram. Enquanto vê o time tricolor cada vez mais perto da Série B do Brasileirão, o dirigente lamenta o sonho de entrar para a política via eleições cada vez mais distante.

A sugestão de Aninha

Após o entusiasmo de militantes e de parcela da imprensa pelo desempenho do ex-presidente Lula (PT) pela Europa, quando foi destacado como “estadista” em contraposição ao considerado “fiasco” de Jair Bolsonaro (sem partido) em suas viagens ao exterior, a dramaturga baiana Aninha Franco fez uma ponderação. “Minha sugestão é que a União Europeia fique com Lula”. Ela explicou, claro. “Nós não somos egoístas. Nós já desfrutamos demasiadamente de Lula: 8 anos na Presidência, 6 anos nas bordas de Dilma (Rousseff)”. Será que Macron e cia aceitam? Vai que cola.

Pressão municipalista

Enquanto os petistas e seus aliados à esquerda posicionam-se contra a PEC dos Precatórios – agora analisada no Senado – que, dentre outros pontos, parcela dívidas previdenciárias das prefeituras, os prefeitos continuam a articulação em favor de outra pauta municipalista: a diminuição da alíquota do INSS paga pelos municípios. O presidente da UPB, Zé Cocá, está lado a lado com o líder do PP na Câmara dos Deputados, Cacá Leão, para aprovação de projeto de lei que atende à demanda. Os prefeitos sabem do peso que terão nas eleições de 2022 e vão continuar fazendo pressão sobre os parlamentares baianos em Brasília.

Luz, Câmara e nem tanta ação

O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB), após ver esfriar o debate sobre o preço dos combustíveis na Assembleia Legislativa, tentou outra linha para engajar o eleitorado: perguntou aos seguidores dele no Twitter se já tinham assistido a série “Arcane”, em exibição na Netflix. “O que acharam? Soube que conta um pouco a história de alguns champions, como Vi, Jinx, Caitlyn, Jayce e Viktor, mas também me falaram que é um pouco arrastada. Vocês também tiveram essa impressão? Qual a opinião de vocês?”, perguntou Câmara, na rede social. Após um dia da pergunta feita, ninguém curtiu ou respondeu. Faltou engajamento.

Divulgação

Bivar quer Moro

O ex-juiz federal Sergio Moro já está filiado ao Podemos, mas ainda é desejado e sondado por outros caciques da política nacional. Presidente nacional do DEM e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, que será também secretário-geral do União Brasil, já conversou com Moro sobre um possível apoio em 2022. Mas o presidente do PSL e futuro presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, não quer somente apoiar, mas ter Moro no partido. O ex-juiz já chegou à casa dos dois dígitos nas pesquisas e a cobiça por ele só deve aumentar.

Tudo em paz

O clima entre PSD e PT parece ter voltado ao normal após o desentendimento entre integrantes da sigla sobre a votação da PEC dos Precatórios na Câmara dos Deputados. É isso que fica entendido após a agenda conjunta do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) e a deputada estadual Fátima Nunes (PT), em Itapicuru. A dupla foi ao município para entregar duas praças, banheiros públicos, a reforma da prefeitura e modernização da frota de veículos. Pelo visto, a convivência com os petistas não é mais tão difícil, segundo afirmado por Otto Filho após o entrevero dos pessedistas com o governador por conta da PEC.

O emissário de Roma

O vereador de Vitória da Conquista Ivan Cordeiro (PTB) virou um emissário do ministro da Cidadania João Roma na região. O edil é quem leva as demandas dos municípios próximos à cidade de Conquista ao ministério e aproveita para fazem campanha e costurar alianças para uma possível candidatura de Roma ao governo baiano. Cordeiro diz que o PT tem uma narrativa ficcional sobre o país e que o ministro e o presidente Jair Bolsonaro revelam a realidade. O vereador está empolgado e colegas dele na Câmara conquistense dizem que ele pretende construir uma “nova Bahia” ao lado dos aliados. Só é preciso ver se é ficção ou realidade.

Reprodução

Leão 90

“Gafes, micos e boas doses de vexame”. Foi assim que o youtuber Nogy apresentou o 14º episódio da série “Vergonha Alheia: as maiores gafes ao vivo”, lançado no sábado (20) no “Canal 90”. O vídeo foi aberto com uma entrevista do vice-governador João Leão (PP) à GloboNews. O pepista, ao se despedir, falou: “Parabéns à BandNews. Sou assíduo ouvinte de vocês”, disse Leão. A apresentadora da GloboNews respondeu: “GloboNews, GloboNews. Obrigada”. A entrevista de Leão ocorreu em 29 de julho deste ano e o cumprimento ao final da participação causou os risos da apresentadora Julia Dualibi e do comentarista Octavio Guedes. Agora a gafe pode viralizar após ser relembrada no canal do YouTube com mais de 4,2 milhões de seguidores.

22 de novembro de 2021, 15:37

Compartilhe: