quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Rapidinhas: Conheça o Bolsoflix …

Foto: Reprodução/Internet

Davi Lemos

Tem circulado em grupos de WhatsApp de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o endereço de um site cujo nome pode à primeira vista até atrair nomes afeitos à maneira como o capitão reformado do Exército governa o País: o Bolsoflix. O título da página remete a uma das mais acessadas plataformas de streaming para assistir a filmes e outras produções, a Netflix, mas o conteúdo disponibilizado na publicação traz críticas duras ao presidente. Os interessados em compartilhar o conteúdo pelas redes sociais podem solicitar o recebimento do material pelo WhatsApp – parece que as tias e tios do zap serão convocados.

Cardápio

Os visitantes do Bolsoflix têm oito tópicos para escolher quais temas de ataque ao presidente deseja receber: destaques, pandemia, corrupção, violência, mentiras, economia, miscelânea e arrependidos. Este último tópico tem ressaltado na descrição: “uma seção para você mandar pra quele seu parente que se arrependeu – ou quase. Ajude os arrependidos a sair do armário”. Na página não há registros sobre autoria da publicação ou dos conteúdos.

Papelão

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), escolheu uma forma muito pouco digna para comportar-se após não ver eleito seu candidato à sucessão na Casa e culpar o presidente nacional do partido, ACM Neto, pelo apoio de correligionários ao candidato apoiado por Bolsonaro, Arthur Lira (PP/PI). Maia comentou muito deselegantemente uma postagem na página do Democratas no Instagram na qual Neto reclamava do governador tucano de São Paulo, Joao Doria, por levar o vice-governador Rodrigo Garcia ao PSDB. O ex-prefeito de Salvador reclamou que o ato de Doria divide o grupo.

Sem respaldo

Políticos ouvidos por Toda Bahia comentam que a reação de Maia demonstra “destempero”, “perda de equilíbrio” de quem um dia presidiu a Câmara. À imprensa baiana, o carioca já havia dito que o destino de Neto seria ser vice na chapa de reeleição de Bolsonaro – o que o ex-prefeito negou de pronto. Nesta sexta-feira (14), Maia repetiu a afirmação e, dessa vez, com maior baixeza: xingou Neto de “malandro baiano” e disse, dentre outros impropérios, “este baixinho não tem caráter”. É o triste fim de quem um dia tentou apresentar-se como “pai” da reforma da Previdência.

Workshop para jornalistas

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) promoverá o seu primeiro Workshop de Jornalismo Econômico no próximo dia 25 de maio com o objetivo de ofertar conteúdos que contribuam para que os jornalistas baianos possam qualificar a leitura dos dados econômicos produzidos e sistematizados pela instituição. O workshop será totalmente online, na plataforma Teams, e tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas por este link e os participantes receberão certificação de duas horas.

14 de maio de 2021, 20:28

Compartilhe: