quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Rapidinhas: Leão com pele de cordeiro, o pito de Wagner em Coronel e o Kenny G pernambucano

Foto: Divulgação/PT

Davi Lemos

Segue o líder

Rendeu assunto no métier político a pesquisa Atlas/A Tarde divulgada neste domingo (17) apontando o crescimento do petista Jerônimo Rodrigues na disputa pelo governo. Enquanto o PT e siglas aliadas comemoraram, o pré-candidato ACM Neto (União) chamou o levantamento de enquete manipulada. Aliás, de todos os pretendentes a vice de Neto, os dois únicos que não seguiram o líder e criticaram publicamente a pesquisa foram o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) e o ex-prefeito de Feira de Santana e aniversariante desta segunda José Ronaldo de Carvalho (União). Será que perderam pontos?

Convenções

E por falar em vice, o Republicanos está tão confiante que vai ficar com a vaga na chapa de ACM Neto que fará a convenção junto com a do União Brasil, na manhã do dia 5, último dia do prazo, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. Já o PDT, que também pleiteia o posto, mas ainda não formalizou o apoio a Neto, deve fazer o evento no dia 2.

Pele de cordeiro

O governador Rui Costa (PT) estava bélico no discurso que fez durante um evento de pré-campanha do aliado Jerônimo Rodrigues (PT), pré-candidato ao Palácio de Ondina, em Itaberaba, no sábado (16). Além de atacar o adversário ACM Neto (União), mandou indiretas para o prefeito de Salvador, Bruno Reis (chamado de “menino de recado”), e para o vice-governador João Leão. “Tem um candidato a deputado federal aqui que entende de traição, um verdadeiro lobo com pele de cordeiro. Tomem cuidado”, disse Rui, numa referência ao ex-aliado, que em Itaberaba tem o apoio do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP).

Violando a matemática

A disputa a tapa pelos prefeitos baianos continua gerando malabarismos matemáticos entre quem diz ter o apoio do maior número de gestores no estado para as eleições deste ano. O secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, que assume esta semana a coordenação de campanha de Jerônimo Rodrigues (PT), diz que o ex-titular da Educação conta com 300 apoiadores. Na semana passada, os aliados de ACM Neto falavam em contar com 270 prefeitos. Só é preciso lembrar que a Bahia tem 417 municípios e a matemática é uma ciência exata, ao contrário da política.

Falta de Coronel

O senador Jaques Wagner (PT) deu meio que um pito público no senador Ângelo Coronel (PSD) nesta segunda-feira (18), em entrevista à Rádio Metrópole. Ao reconhecer a ausência do aliado nos eventos do pré-candidato do PT a governador, Jerônimo Rodrigues, o petista afirmou que o colega sabe das suas responsabilidades, e emendou: “Tenho sentido falta dele. O pessoal tem reclamado”.

Kenny G pernambucano

O ex-ministro da Cidadania João Roma (PL) pode até não estar liderando as pesquisas para o Palácio de Ondina, mas quando o assunto é talento musical, certamente figura no topo das paradas políticas. Nesta segunda-feira (18), mandou ver no saxofone ao estilo Kenny G em uma mensagem de bom dia nas redes sociais. Recebeu centenas de mensagens elogiosas, mas sempre tem aquele abusado, a exemplo do seguidor Adriano Bondan, que, com muito bom humor, escreveu que Roma deveria investir mais na carreira de músico e menos na tentativa de ser governador.

Confira o vídeo:

Vice

E por falar nele, João Roma (PL) será o primeiro pré-candidato a realizar a convenção, nesta sexta-feira (22), na Avenida Juracy Magalhães Júnior, quando anunciará o vice (ou a vice) na chapa – no mesmo evento, a médica Raissa Soares, que tem pontuado bem nas pesquisas, terá o nome confirmado para concorrer ao Senado. A aposta dos bolsonaristas baianos simpatizantes de Roma é que seja repetida na Bahia a polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL). Já os bolsonaristas aliados a ACM Neto (União) irão defender a tese do voto útil para derrotar o PT no estado.

Corpo e alma

A esposa de ACM Neto (União), Mariana Magalhães, entrou de corpo e alma na campanha do marido. Na sexta-feira (15), foi até Ilhéus participar de um evento com mobilizadores sem a presença do ex-prefeito. Ela promete intensificar a agenda solo até outubro. Um reforço e tanto para o time da mãe de Neto, Rosário Magalhães, que sempre assumiu um papel ativo nas campanhas do filho.

Clique na imagem para ampliá-la (Foto: Reprodução)

Lúcio, Kiki e o 13

Presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima tirou um sarro com o vereador de Salvador Kiki Bispo (União), que comemorou a marca de 12.999 seguidores no Instagram, para não usar o número 13. O emedebista publicou uma imagem com o print da página do vereador, já com o número redondo, e pontuou, de forma humorada: “Kiki Bispo, por mais que você queira negar, o 13 pode ficar tranquilo que ele está chegando e vindo com força”.

Cotas

Na votação que aprovou as cotas de 30% para negros e paridade de gênero para a formulação de lista sêxtupla da OAB-BA para a indicação de nomes à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o conselheiro seccional Guilherme Scofield fez uma ponderação para que também fossem estabelecidos critérios como “reputação ilibada” e “notório saber jurídico” aos condicionantes para a escolha dos candidatos. Foi esclarecido então ao conselheiro que isto constaria no edital de convocação para a escolha dos postulantes e não na resolução aprovada na sexta-feira (15), por unanimidade. Alguns advogados reclamaram que só receberam a minuta da resolução no dia anterior à votação pelo Conselho da OAB.

18 de julho de 2022, 15:05

Compartilhe: