quinta-feira, 25 de julho de 2024

Rapidinhas: Lula chama Rui de dedo duro, o andante Elmar, a volta de Neto e o novo delírio de Leão

Foto: Reprodução

Alberico Gómez e equipe

Dedo duro

Durante a passagem por Feira de Santana, nesta segunda (01), o presidente Lula (PT) quis dar uma levantada de bola na moral do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), mas talvez não tenha escolhido bem as palavras. Lula afirmou que ter ao lado o ex-governador da Bahia é a certeza de que pode dormir um sono tranquilo. Disse, ainda, que Rui avisa quando um outro ministro mente. Aliás, segundo o presidente, essa seria a origem da zanga de alguns colegas de Esplanada com o petista baiano. Vaidoso por natureza, o que seria um outro motivo para o aparecimento de desafetos, o agora dedo duro oficial Rui Costa sorriu de orelha a orelha.

Dois pesos e…

O deputado federal Zé Neto (PT), pré-candidato a prefeito de Feira, colou no presidente Lula (PT) durante a agenda do mandatário da Nação na Princesa do Sertão. Fez várias fotos, vídeos e gravou depoimentos. O parlamentar tem convicção que Lula vai participar da campanha na maior cidade do interior baiano, ao contrário de Salvador, onde ninguém espera o mesmo comprometimento do presidente em relação ao vice-governador Geraldo Júnior (MDB).

…duas medidas

Geraldo Júnior, por sinal, não esteve em Feira para a agenda de Lula, mas acompanha o presidente durante os compromissos em Salvador, na tarde desta segunda (01) e, sobretudo, no desfile cívico do Dois de Julho, nesta terça (02), quando espera receber gestos mais enfáticos de apoio do presidente, o que ainda não ocorreu desde que foi lançado pré-candidato ao Palácio Thomé de Souza. Assim que Lula desembarcou na capital, Geraldo divulgou uma nova foto ao lado do presidente, que dessa vez sorriu. Já foi considerado um avanço.

Neto voltou

Quem confirmou presença este ano no Dois de Julho foi o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), que esteve ausente da festa em 2023. Ele desfila ao lado do sucessor Bruno Reis (União), postulante à reeleição. Neto avisou, no entanto, que a estrela da festa deve ser o prefeito, candidato à reeleição. Ou seja, pretende participar do cortejo puxado por Bruno de forma mais discreta. Resta saber se vai conseguir!

Motociata de Roma

Já o presidente do PL na Bahia, João Roma, pretende comemorar a independência da Bahia fora do circuito oficial do desfile, no Centro. Ele participa, ao lado de outros apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de uma motociata no Farol da Barra, com concentração marcada para as 9h. Com isso, quer marcar território junto ao eleitorado conservador.

Aliado de Jero

Quem certamente não estará com João Roma na motociata bolsonarista é o deputado estadual Vitor Azevedo. Embora filiado ao PL e amigo pessoal do presidente da sigla, o parlamentar reforçou ainda mais a fidelidade ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) ao participar, no final da semana passada, de inaugurações ao lado do chefe do Executivo estadual em Tabocas do Brejo Velho.

Elmar andante

Do Oiapoque ao Chuí, o deputado Elmar Nascimento (União) desconhece divisas geográficas quando o assunto é a sucessão para a Câmara Federal. Depois de passar o São João em plena campanha nos estados nordestinos, o baiano foi, neste final de semana, à 57ª edição do Festival de Parintins, no Amazonas. Entre outras autoridades, inclusive do PT, o parlamentar estava acompanhado do fiel aliado Juscelino Filho (União), ministro das Comunicações que foi indiciado pela Polícia Federal por suspeita de desviar emendas parlamentares.

Pé frio

O ex-deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) foi flagrado no Barradão durante a derrota do Vitória para o Atlético Paranaense, no domingo (31). Um torcedor registrou a imagem do momento em que Nilo sobe as arquibancadas para deixar o estádio, alguns minutos após o gol da derrotado sofrido pelo time no segundo tempo. O político, no entanto, garante que não é pé frio.

Delírios leoninos

Ainda no campo das anedotas futebolísticas, quem parece ter perdido a noção da realidade foi o deputado federal João Leão (PP). Ele publicou um vídeo nas redes sociais ao lado do presidente do Vitória, Fábio Mota, afirmando que o time ainda vai brigar pelo título do Campeonato Brasileiro este ano. E mais: declarou que dará sua colaboração – de Leão para Leão – para que isso aconteça. Só não disse como.

Mundo Novo

Em Mundo Novo, os pré-candidatos do PV, Wanderson Barreto, e do PSD, Ana Paula, decidiram formar uma aliança para as eleições deste ano. Quem estiver melhor nas pesquisas ocupará a cabeça de chapa na disputa, e o outro assumirá a condição de postulante a vice. O acordo tem as bençãos dos senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD). Lá, o adversário em comum é o prefeito Doutor Adriano (PSB).

01 de julho de 2024, 18:20

Compartilhe: