quarta-feira, 24 de abril de 2024

Rapidinhas: O candidato de Rui Costa, a gozação rubro-negra, a Mesa Diretora e o TCM

Foto: Divulgação

Da Redação

Dois pesos…

* Enquanto ignora as pretensões eleitorais do MDB e do vice-governador Geraldo Júnior em Salvador, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), tem dado prioridade à pré-candidatura do deputado federal Waldenor Pereira (PT) em Vitória da Conquista. Depois de participar da reunião da Executiva estadual petista em prol do parlamentar, em janeiro, quando finalmente apareceu em um ato pré-eleitoral na Bahia, o ex-governador prometeu marcar presença no lançamento do programa de governo participativo do correligionário, no dia 2 de março.

* O detalhe é que o MDB tem uma pré-candidata competitiva a prefeita de Vitória da Conquista, a vereadora Lúcia Rocha, que também busca ser a postulante da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Pelo visto, Rui Costa segue sendo uma pedra no sapato dos irmãos Vieira Lima.

* O deputado estadual bolsonarista Leandro de Jesus (PL) disse nesta segunda (19), em uma entrevista de rádio em Salvador, que os vereadores de Lauro de Freitas do partido dele deveriam deixar a legenda por estarem ao lado da prefeita petista Moema Gramacho. O parlamentar, no entanto, não tem o mesmo discurso sobre os colegas de Assembleia Legislativa que apoiam o governo Jerônimo: os deputados Vitor Azevedo e Raimundinho da JR.

* São vereadores do PL em Lauro de Freitas Almir Santos, Florisvaldo Cruz e Augusto dos Santos. Leandro de Jesus se coloca como pré-candidato a prefeito do município.

Festa rubro-negra

* Não passou longe da política as comemorações (e gozações) dos torcedores do Vitória pelo triunfo contra o Bahia no BaxVi de domingo (18). Líder do prefeito Bruno Reis na Câmara Municipal, o vereador Kiki Bispo (União) publicou nas redes sociais uma foto comendo uma sardinha, em referência à torcida tricolor. “É meu prato favorito”, brincou.

* Nos grupos de WhatsApp a gozação também correu solta. O deputado federal João Leão (PP) publicou um vídeo avisando ao Bahia para “correr do Barradão”. Já o vereador Anderson Ninho (PDT) disparou um outro vídeo dentro do estádio pedindo “calma calabreso” aos tricolores da política.

* O deputado federal José Rocha (União) aproveitou o BaxVi para fortalecer a pré-candidatura ao Senado em 2026. Convidou o deputado estadual Júnior Nascimento (União), primo do deputado federal Elmar Nascimento (União), para assistir ao jogo no Barradão. Filho do congressista, o deputado estadual Manuel Rocha (União) também estava presente. Para não atrapalhar os planos dele, Rocha torce para que Elmar seja escolhido sucessor do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A Mesa e o TCM

* A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa marcou para terça-feira (27) a reunião que deve analisar o pedido do deputado Fabrício Falcão (PCdoB) para se inscrever como candidato ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O comunista não conseguiu as 13 assinaturas mínimas de colegas para entrar diretamente na disputa, mas pode ser inscrito pelos nove membros do colegiado que comanda a Casa ou diretamente pelo presidente, deputado Adolfo Menezes (PSD). O PT articula para que a reunião da Mesa não tenha quorum, acabando com as chances de Fabrício concorrer.

* Fabrício Falcão tem a palavra de apoio pelo menos quatro membros da Mesa Diretora, o que inclui o companheiro de partido, o deputado Zó, que é o quarto-secretário. Resta saber se o governo não vai exercer o poder de influência para tirar o comunista do páreo para favorecer o deputado Paulo Rangel (PT), que é o favorito para vencer a disputa em plenário.

19 de fevereiro de 2024, 18:08

Compartilhe: