sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Rapidinhas: O governador sem tinta na caneta e o dorminhoco que quer comandar a Câmara

Foto: Divulgação/ALBA

Davi Lemos

Sem tinta

Governador em exercício até o próximo dia 30, Adolfo Menezes (PSD) não fará nada por conta própria enquanto estiver no cargo. Seja para mudar um objeto de lugar na Governadoria ou fazer algum anúncio, só agirá após pedir autorização ao chefe do Executivo estadual, Rui Costa (PT), que está em viagem internacional. Adolfo pediu um levantamento de municípios que estão com ordens de serviço para obras e ações planejadas. Pretende pedir autorização a Rui Costa para assinar algumas. Ou seja, o deputado tem a caneta, mas sem tinta.

Dormindo no ponto

Quem está sem moral na Câmara Municipal é o líder do Governo, Paulo Magalhães Júnior (DEM). Fonte da coluna confidenciou que o democrata acordou assustado ao saber que já se discute a sucessão da Casa para 2023 e começou a ligar para os colegas. Paulinho, como é carinhosamente chamado, também quer suceder Geraldo Júnior (MDB), mas a fama de gostar de dormir até mais tarde inviabilizaria as chances dele. “Falta a reuniões da comissões, às vezes chega às sessões sem saber emendas dos projetos e quer ser presidente da Casa?”, questionou um colega.

Foto: Carlos Alberto/CMS

Sonho de verão de Geraldinho

Presidente do PL na Bahia, o ex-deputado federal José Carlos Araújo descartou que a filha dele, a prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, esteja cotada para integrar a chapa de ACM Neto (DEM) para o governo do estado. “Essas especulações não passam de um sonho de verão do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior (MDB). Minha filha nunca abandonaria o primeiro mandato de prefeita, pois isso seria trair os eleitores dela”, disse Araújo. O nome de Juliana, que também é filiada ao PL, foi ventilado por Geraldinho durante o programa de rádio que o edil apresenta na Metrópole.

Laina e as “forças ocultas”

Por falar em Geraldinho, o vereador, ao presidir a sessão da Câmara Municipal de Salvador na manhã desta segunda (18), elogiou os novos óculos e também os cabelos da vereadora Laina Pretas por Salvador (PSOL). “Toda repaginada porque mulher preta é assim: cada dia uma cara. Muda o cabelo, muda a cor. E estou de óculos vendo tudo. Então, se ligue, que agora eu enxergo tudo, inclusive as ‘forças ocultas'”, respondeu a edil. A vereadora também elogiou a sessão pela manhã, pois ajuda a acordar cedo e a realizar “outros corres” durante o dia. “Corre” é um gíria popular para trabalho.

Não esqueçam de mim

O deputado federal Jonga Bacelar (PL) também pretende entrar na disputa por um lugar ao sol na chapa de ACM Neto (DEM) para 2022. O parlamentar já mandou avisar à cúpula estadual do partido que não esqueçam do nome dele em negociações futuras. Ou seja, essa conversa de que poderia apoiar uma candidatura a governador do ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), em função da proximidade com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), não passa de especulação, disse Jonga Bacelar aos aliados.

Maiores abandonados

Uma ala dos bolsonaristas da Bahia prevê dificuldades para a eleição de novos quadros em 2022 e também entendem que foi uma falha grave do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter se mantido distante do pleito municipal de 2020. “Poderia estar hoje com uma robusta base de prefeitos e vereadores, mas preferiu se ausentar”, diz um apoiador do presidente na Bahia. Segundo a fonte, até mesmo deputados de mandato temem fazer campanha pelo “capitão”, que não teria sido fiel a quem o apoiou em 2018.

Católicos no Podemos?

A Frente Católica da Bahia lançou no sábado (9) um movimento para fortalecer as duas pré-candidaturas a deputado estadual e federal do grupo: o professor e catequista da Arquidiocese de Feira de Santana Iago de Carvalho e o economista soteropolitano Luís Tourinho. A frente anunciou apoio de personalidades católicas em 23 dioceses baianas. O lançamento chamou a atenção de alguns partidos, e o Podemos fez convite para abrigar as duas candidaturas. Os jovens pré-candidatos querem basear a atuação política na Doutrina Social da Igreja, surgida sob o pontificado de Leão XIII (1878-1903), com o lançamento da encíclica “Rerum Novarum”, resposta daquele pontífice às propostas marxistas.

Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados

MDB quer Luiz Argolo

O MDB da Bahia convidou o ex-deputado federal Luiz Argolo, que já foi do PP, para ingressar no ninho emedebista e concorrer a uma cadeira na Câmara em 2022. O objetivo do partido é ocupar espaço eleitoral na região de Alagoinhas, onde Argolo fazia política até ser condenado na Operação Lava Jato pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O convite foi feito pelo presidente de honra do MDB estadual, Lúcio Vieira Lima.

Gabas e a CPI do RN

A CPI da Covid-19 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, na última quinta-feira (14), a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático do ex-secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas. Ele, durante o depoimento que prestou à CPI potiguar, ficou em silêncio e os parlamentares preferiram não fazer perguntas para que o ex-secretário-executivo não alegasse coação e invalidasse as provas. “Eu não tenho nenhuma dúvida, e eu sou muito responsável ao afirmar isso, porque houve um dos maiores roubos durante a pandemia que foi ocorrido numa operação desastrada do Consórcio Nordeste”, disse Kelps Lima (Podemos), presidente da CPI. O consórcio pagou R$ 48 milhões por 300 respiradores que nunca chegaram.

Reclamou do vazamento

A defesa da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) Sandra Inês Rusciolelli reclamou do vazamento do acordo de delação premiada que a magistrada e o filho dela, Vasco Rusciolelli, fizeram no âmbito da Operação Faroeste. A delação foi validada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes. Mas há rumores de que quem reclamou do vazamento seja a mesma pessoa que vazou. Na delação de mãe e filho, estão implicados 24 magistrados, 15 advogados e 16 servidores públicos e políticos.

18 de outubro de 2021, 17:59

Compartilhe: