sábado, 20 de abril de 2024

Rapidinhas: Pesquisas sob medida, o plágio de Ciro e os conselhos de João

Foto: Valter Pontes/Secom

Davi Lemos

Santas pesquisas

Com a falta da aferição de popularidade devido ao cancelamento da Lavagem do Bonfim, prosperam as pesquisas de consumo interno que são devidamente vazadas para alimentar comentários com os possíveis favoritos à corrida ao Palácio de Ondina e pela vaga no Senado em 2022. Na última edição desta coluna, falamos de pesquisa interna do PT que apontava uma possível virada do senador Jaques Wagner (PT) sobre o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) quando o Galego aparecia associado ao ex-presidente Lula (PT). A alegria da turma do governador Rui Costa (PT) e de Wagner saltava aos olhos e às falas.

Também tenho

Foi então providencial uma outra pesquisa interna, dessa vez encomendada pelo PL nacional, que apontava uma liderança folgada de ACM Neto sobre Jaques Wagner e sobre o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), que não viu seu nome decolar mesmo após as ações de atenção do governo federal às vítimas das chuvas na Bahia. As reações são as de sempre: “pesquisa cada um tem a sua” e “o que vale é quando a bola rola”. João Roma, por exemplo, apareceu com a clássica “treino é treino e jogo é jogo”.

O destino de Roma

Se as pesquisas internas devidamente vazadas não alteram as posições de ACM Neto e Jaques Wagner como cabeças de suas chapas, o mesmo não pode ser dito quanto às pretensões de João Roma. O ministro da Cidadania, que ainda precisava conseguir consenso em torno de seu nome no Republicanos, agora enfrenta a desconfiança causada pelos números dos levantamentos, sejam registrados na Justiça Eleitoral ou para consumo interno. “Os bolsonaristas já não queriam Roma por ser ligado a Neto e agora ele também não parece bem nas pesquisas. Aqui na Bahia, precisamos de um bom nome para atrair votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL)”, disse um influente bolsonarista baiano.

Cerco aos prefeitos

O governador Rui Costa (PT) vai começar a dar um aperto nos prefeitos que pretendem debandar para o lado de ACM Neto ou de João Roma, o que poderia atrapalhar os planos de Jaques Wagner nas eleições de outubro. Na segunda-feira (17), Rui se reuniu com o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos – reeleito em 2020 pelo PSB. O gestor pediu desfiliação em 2021 após participar de atos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Não se sabe se o petista conseguirá desconverter Vasconcelos do bolsonarismo, que é forte entre produtores do oeste baiano. O prefeito, inclusive, realiza às quartas lives aos moldes das realizadas pelo presidente às quintas.

Plágio

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) avisou ao presidenciável Ciro Gomes (PDT), que lançou sua pré-candidatura na última sexta-feira (21) com o slogan “A Rebeldia da Esperança”, que já usa o “Rebele-se” há muito tempo. “Avisa o Ciro Gomes que o slogan REBELE-SE já é usado por mim faz tempo. Modéstia à parte, com propriedade”, escreveu Alice no Twitter, com muito bom humor. Ciro só resolveu ser rebelde depois dos 60, na quarta tentativa de ser presidente da República.

Ciro mais educado

E por falar no lançamento da pré-candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência, o ex-governador do Ceará tentou demonstrar que não é mais aquele sujeito ignorante ao responder, na coletiva, o site Brasil 247, simpático ao ex-presidente Lula. Um articulista do portal questionou sobre a construção de uma possível frente de esquerda no primeiro turno do pleito deste ano e o comportamento de Ciro no segundo turno das eleições de 2018, quando o pedetista viajou a Paris ao invés de fazer campanha para o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT). O presidenciável do PDT deu uma longa resposta criticando Lula, o PT e, no final, acusou o Brasil 247 de, além de fazer campanha a favor do petista, ser financiado com dinheiro sujo. No passado, teria feito só o ataque.

Confira vídeo:

Vacinação e pirão de café

Quem acompanha os discursos do governador Rui Costa pelo interior já sabe mais ou menos o roteiro e os assuntos que não podem faltar. Há sempre uma fala sobre a mãe dele, o cuidado que ela tinha com os jovens da Liberdade, onde mantinha uma creche e, claro, a história do pirão de café, que dá, como diz, muita energia. Um deputado disse que até já pesquisou como preparar a iguaria de tanto que o governador comenta; mas confidenciou que ainda não experimentou.

Ex-prefeito de Salvador, João Henrique

João Conselheiro

O ex-prefeito de Salvador João Henrique ainda não definiu se disputará alguma coisa nas eleições de 2022, mas vem se empenhando em sua página no Instagram a dar dicas sobre a contemporaneidade. Dentre os assuntos, estão comentários sobre as profissões do futuro até a “iluminação interior”. No vídeo postado há dois dias, o ex-prefeito enfatiza que trabalho remoto, ensino on-line e home office são caminhos sem volta. O que parece não ter voltado também é a popularidade de João. Apesar da boa produção dos vídeos, a última edição não chegou a 80 visualizações. A experiência de ex-prefeito não ajuda muito a nova carreira de “influencer”.

Prefeito de São Félix do Coribe entrega presente ao vice-governador João Leão (Foto: Reprodução)

Leão gatinho?

O vice-governador João Leão (PP) recebeu de presente uma escultura em metal de um leão negro em tamanho real, assinada pelo artista plástico Leo Arte em Metal. O mimo foi dado pelo prefeito de São Félix do Coribe, o aliado Chepa Ribeiro (PP). “Um primor, bonitões e bonitonas, um primor”, escreveu o vice-governador nas redes sociais. Um político da oposição não perdeu o timing e tratou de comentar ao analisar a imagem durante um jantar. “Esse de metal aí é igual ao original, que, na hora do vamos ver, vai miar igual gatinho ou emudecer”. O oposicionista se referia à candidatura do pepista ao governo da Bahia.

24 de janeiro de 2022, 17:08

Compartilhe: