sábado, 27 de abril de 2024

Rapidinhas: Rui empreendedor, o forrozeiro fake e a rádio para o capitão

Foto: Reprodução

Davi Lemos

Quem te viu…
O ministro Rui Costa (PT) finalmente percebeu que, em Brasília, é preciso dialogar com o parlamento e que, se há um rolo compressor forte, não é o do Planalto, mas o do Centrão. Em nome desses novos ares e para arrefecer as críticas, o petista terá um encontro nesta terça-feira (20) com parlamentares que compõem a Frente Parlamentar do Empreendedorismo, que são defensores do mercado. O mesmo grupo de deputado já se encontrou com Geraldo Alckmin e Simone Tebet. Os esforços para repaginar-se devem ter surtido efeito rápido tanto que, nesta segunda, a revista Veja já voltou a escalar Rui no time de presidenciáveis para 2026.

Por falar em Presidência…
Quem deve colocar as barbas de molho é a deputada estadual Ivana Bastos (PSD). Mesmo que um acordo formal não tenha sido formalizado quando ela retirou a candidatura à Presidência da Assembleia Legislativa em favor do correligionário Adolfo Menezes – é verdade que mais por não reunir condições políticas que por coleguismo – ficou normalizado, ao menos para a parlamentar, que ela seria a sucessora de Adolfo. Quem não quer saber desse acordo é Rosemberg Pinto (PT), líder do governo, que deve apresentar seu nome para a disputa. Sem o PP para revezar com o PSD, o desejo petista de lançar candidato fica mais forte – basta ver se o restante do bloco governista vai querer o PT no comando da Assembleia e do Governo.

Copiou, colou
O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) defendeu, nesta segunda-feira (19), maior transparência no Sistema de Regulação de Leitos pelo governo estadual. O parlamentar, em postagem realizada no Instagram, lembrou que “é comum o falecimento das pessoas aguardando na fila de algum Hospital Estadual ou mesmo nas UPAs”. A iniciativa é louvável, mas um outro parlamentar também de primeiro mandato, Pablo Roberto (PSDB), também apresentou projeto com o mesmo objeto: transparência da Regulação. Jesus já está aprendendo bem o jogo da política: não é exatamente cópia de ideia, mas releitura. Leandro e Pablo querem ser candidatos a prefeito em 2024; o primeiro em Lauro de Feiras, o segundo em Feira de Santana.

Chapéu fake
O deputado Robinho quis mostrar que já esta no clima de São João, mas poderia ter investido alguns reais para comprar um chapéu de palha, digamos, real. O parlamentar quis demonstrar toda a animação com a proximidade dos festejos, mas esqueceu do melhor chapéu para a ocasião: como deve ter esquecido de adquirir a indumentária, pediu para o designer gráfico tascar um chapéu de palha fake. Isso é como ir para guerra de espadas com traque de massa.

Rádio Bolsonaro
O PL nacional se movimenta para, na esteira do PT, também ter concessões de rádio para divulgar os projetos da sigla. Há algumas semanas, a intenção do PT de ter concessões próprias gerou uma saraivada de críticas, mas nada que iniba os planos do PL de seguir pelos mesmos caminhos. Há previsão de conseguir um concessão de rádio em Salvador, ou pelo menos comprar horários em rádios locais. À frente da estratégia de comunicação estaria o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP) que teria ainda o apoio do suplente de deputado André Porciúncula.

Candidato da Conder
Ninguém sabe se José Trindade, presidente da Conder, será mesmo candidato a prefeito de Salvador em 2024. Mas tem chamado a atenção a desenvoltura do dirigente nas inaugurações de obras pela capital baiana. Atualmente filiado ao PSB, discute-se se Trindade precisaria se filiar ao PT para ser o nome do partido e, assim, do grupo. Um comentarista da cena política local brincou: “a gente não sabe se ele será o candidato do grupo, mas já é o pré-candidato da Conder. E a Conder não é um mero cabo eleitoral, é um caminhão de apoio”. É ver como será o desenrolar disso até meados do ano que vem; tempo demais em política.

Sem a preferência
Quando se pensa em candidatura de esquerda para disputar a Prefeitura de Simões Filho, sempre vem a cabeça nomes do PCdoB na disputa – o deputado federal Daniel Almeida já foi o escolhido em algumas eleições, todas sem sucesso. Mas dessa vez o PT decidiu que também entrará na briga pelo controle da prefeitura local, que já foi administrada pelo deputado estadual Eduardo Alencar, desde a época de carlismo, e agora por Dinha Tolentino, do grupo de ACM Neto. Agora o PT lançou a Cezar Diesel como pré-candidato; essa escolha termina com um “privilégio” tácito dado do PCdoB e que titula mais um capítulo de insatisfações entre petistas e comunistas.

19 de junho de 2023, 19:04

Compartilhe: