sábado, 27 de julho de 2024

Rapidinhas: Wagner de corpo e alma no interior, Coronel mais uma vez de fora e o erro tático de Jerônimo

Foto: Divulgação

Alberico Gómez e equipe

Wagner dentro
O senador Jaques Wagner (PT) decidiu se envolver de corpo de alma na campanha dos pré-candidatos petistas em prefeituras pelo interior. No final de semana, por exemplo, esteve em Bom Jesus da Lapa para lançar a pré-candidatura à reeleição do prefeito Fábio Nunes. Lá, o PSD, principal partido da base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT), tem como postulante o deputado estadual Eures Ribeiro. A estratégia de Wagner, por sinal, tem incomodado muitas lideranças da legenda comandada na Bahia pelo senador Otto Alencar.

Coronel fora
Quem deve ficar mais uma vez de fora dos palanques nas eleições deste ano é o senador Ângelo Coronel, do PSD. A exemplo do que aconteceu em 2022, quando ficou ausente do pleito vencido por Jerônimo, o parlamentar já avisou que caberá aos filhos – o deputado federal Diego Coronel e o deputado estadual Ângelo Coronel Filho, que são do mesmo partido – representa-lo, inclusive em Salvador.

Aposta redobrada
Apesar disso, Coronel vai redobrar a aposta para não ser tirado da chapa em 2026, quando pretende concorrer ao segundo mandato de senador. Para isso, tem se empenhado na defesa das causas municipalistas e na liberação de recursos federais para prefeitos da base governista e até da oposição. Além disso, intensificou as articulações na Assembleia, onde passou a liderar um grupo de dez parlamentares de partidos que aderiram à base de Jerônimo no início de 2023.

Erro tático
Na avaliação de aliados do próprio governador, Jerônimo errou feio ao utilizar uma live na semana passada para polemizar com o deputado estadual bolsonarista Leandro de Jesus (PL). Na ocasião, o chefe do Executivo estadual criticou a atitude do parlamentar de pular até muro para fiscalizar ações do governo, como aconteceu recentemente. Com isso, abriu espaço para o próprio Leandro rebater e aparecer mais na mídia. “Às vezes, Jerônimo demonstra um amadorismo que chega a assustar”, comentou um deputado estadual petista à coluna.

Cabeça grande
Candidato a vereador de Salvador, Lucas Moreno, que integra a juventude do União Brasil, usou a inteligência artificial para publicar um vídeo em que aparece numa dancinha estranha ao lado do prefeito Bruno Reis e do antecessor ACM Neto, lideranças da sigla. Mas bizarro mesmo ficou o “boneco” virtual de Neto, com uma cabeça ainda maior do que a original. O ex-prefeito não gostou nadinha da montagem!

Sem imposição
Por falar em ACM Neto, ele garantiu a aliados que não vai impor a desistência de nenhum dos três pré-candidatos da oposição à Prefeitura de Itabuna: Capitão Azevedo (União), Pancadinha (Solidariedade) e Dr. Isaac Nery (PDT). Ele tem dito, no entanto, que somente unida a oposição pode vencer o atual prefeito, Augusto Castro (PSD), que tem o apoio do governador Jerônimo Rodrigues.

Voos mais altos
Se for reeleita na chapa de Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) será a mulher com mais tempo no Executivo na história de Salvador. Há quem diga, inclusive, que a pedetista está tomando tanto gosto pela política que já cogita voos mais altos no futuro.

Recesso junino
O presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), pediu pressa aos líderes do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Alan Sanches (União), para garantir que o recesso de meio de ano comece antes dos festejos juninos. Para entrarem de “férias” no meio do ano, os parlamentares precisam ao menos aprovar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, enviada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Em ano eleitoral, os deputados se dedicam ainda mais na agenda de São João dos municípios.

Sem votação
Na Câmara Municipal de Salvador, há semanas que não há votação de projetos dos edis ou do Executivo. Os vereadores estão em plena campanha à reeleição, atuando intensamente nos bairros. Quando ocorre sessão, é apenas para debates. Vale lembrar que a LDO enviada por Bruno Reis também está na pauta.

Persona non grata
O deputado federal Zé Neto (PT) anda magoado e até irritado com setores da imprensa feirense. Ele tem acusado alguns veículos de favorecerem, na cobertura, o ex-prefeito José Ronaldo (União) – os dois vão se enfrentar novamente nas urnas no pleito deste ano. Com essa atitude, o petista acaba reforçando a imagem de persona non grata no entre os comunicadores.

10 de junho de 2024, 19:29

Compartilhe: