Reconhecimento facial auxilia em 18 prisões durante o São João; número supera festa de 2024

Da Redação
O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) auxiliou na captura de 18 foragidos durante os festejos juninos no estado. A marca foi atingida na madrugada desta terça-feira (24). Em 2024, 15 foragidos foram capturados.
Entre os detidos, estão suspeitos de homicídio, estelionato, formação de quadrilha e inadimplência com pensão alimentícia.
Somente na segunda-feira (23), cinco prisões foram realizadas em Cruz das Almas, Camaçari e no Parque de Exposições da capital baiana. Os suspeitos foram identificados pelas câmeras inteligentes instaladas nos portais de abordagem, tecnologia que integra o sistema de monitoramento da SSP.
Desde a última quarta-feira (18), prisões com o apoio do reconhecimento facial ocorreram também em Irecê, Barreiras, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Euclides da Cunha e Serrinha. Após a identificação, os suspeitos foram encaminhados por equipes da Polícia Militar às Delegacias Especiais de Área (DEAs), onde os mandados de prisão foram cumpridos pela Polícia Civil.
Contagem de público
Além da atuação na segurança, o sistema também foi utilizado para estimar o público presente nos eventos. Segundo a SSP-BA, cerca de 236 mil pessoas participaram das festas na véspera de São João, nesta segunda-feira (23), em Salvador.
O Centro Histórico concentrou a maior parte dos forrozeiros, com 148 mil pessoas, seguido pelo Parque de Exposições (57 mil) e pelo bairro de Paripe (31 mil).