sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Restaurante Popular de Pernambués completa um ano com cardápio especial e quase 100 mil refeições servidas

Foto: Vitor Santos/Sempre

Da Redação

O aniversário de um ano do Restaurante Popular Vida Nova de Pernambués foi celebrado com cardápio especial nesta sexta-feira (26), dia em que a comida baiana é tradição no prato do baiano. Iguarias como caruru, vatapá, xinxim de frango, feijão fradinho e farofa de azeite foram servidas para as cerca de 450 pessoas que são atendidas diariamente no equipamento, gerido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre),

O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, celebrou a data e destacou o impacto social dos restaurantes populares de Salvador. “Ter ofertado quase 100 mil refeições com cada vez mais qualidade, de forma gratuita em um só restaurante, é o nosso maior presente”, pontuou o secretário. Por mês, o Restaurante Popular Vida Nova de Pernambués distribui 8.800 refeições.

O titular da Sempre ressaltou que, juntos, todos os dez restaurantes populares alcançaram a marca de mais de 755 mil alimentações entregues. Além do equipamento de Pernambués, outros sete restaurantes foram inaugurados no ano de 2024: Valéria, Águas Claras, Periperi, Fazenda Coutos, Sussuarana, São Cristóvão e Mares. Eles se somam aos restaurantes de Pau da Lima e São Tomé de Paripe. Atualmente, 4,4 mil assistidos almoçam diariamente nos locais.

“Os dados só reforçam que o Executivo municipal acerta quando executa uma política pública de assistência social que denota cuidado com a população mais vulnerável, observando os dados socioeconômicos de cada região, o índice populacional, bem como de insegurança alimentar”, reiterou Magalhães.

Para a coordenadora do setor de Saúde Alimentar da Sempre, Karine Santos, responsável pelo acompanhamento nutricional dos restaurantes populares, os restaurantes promovem uma alimentação equilibrada aos assistidos.

“Com um cardápio pensado diariamente, com base também em uma escuta, acolhimento, em que garantir refeições nutritivas a pessoas em situação de vulnerabilidade social e risco socionutricional, percebemos que os assistidos conseguem ter realmente uma alimentação equilibrada, com uma assistência que melhora a saúde, a qualidade de vida, e muitos relatam inclusive isso”, descreveu Karine.

Transformação

Sandra Bispo, 42 anos, contou que almoça no local desde o primeiro dia que o restaurante foi aberto. “Eu venho almoçar aqui todos os dias. Esse restaurante faz uma diferença enorme na minha vida, que vai desde a melhoria na minha qualidade de alimentação à economia, pois gasto menos gás, economizo com a cesta básica que está tão cara”, destacou, revelando ter predileção pela comida baiana, servida normalmente às sextas-feiras.

Elen Ferreira, 38 anos, aproveitou o cardápio de aniversário mesmo na dieta. “Nunca tive condições de fazer dieta e, com a inauguração do restaurante, pude me adequar e comer alimentos de qualidade. Já perdi mais de 10 quilos, mas em dia de festa como hoje eu abro uma exceção”, admitiu.

26 de setembro de 2025, 18:20

Compartilhe: