sábado, 20 de setembro de 2025

Rui Costa anuncia início das obras da estação do metrô no Campo Grande e prevê VLT em operação já em 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Redação

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (19) que a licitação para a construção da nova estação do metrô no Campo Grande foi concluída e que as obras devem começar em breve. A declaração foi dada em entrevista ao programa Balanço Geral.

“O metrô é um investimento de grande sucesso. Agora, com a estação do Campo Grande, cuja licitação foi concluída, as obras vão começar. E o VLT vai ligar desde o Comércio, Calçada, Suburbana inteira, até a ilha de São João, em Simões Filho, passando pela nova rodoviária em Águas Claras. Com isso, Salvador será uma cidade interligada”, disse o ministro.

Segundo Rui Costa, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) terá 40 quilômetros de extensão, somados aos 40 km do metrô, totalizando 80 km de transporte público de alta capacidade. Ele garantiu que os primeiros trechos do VLT começam a operar já no próximo ano, conforme forem sendo concluídos.

“Teremos uma capital moderna, com transporte de qualidade, fruto do investimento do governador Jerônimo em parceria com o presidente Lula”, reforçou.

Ponte Salvador-Itaparica

Rui Costa também comentou sobre a ponte Salvador-Itaparica. Ele reconheceu os atrasos causados pela pandemia e pela necessidade de renegociação contratual, mas afirmou que o projeto segue garantido.

“Já estamos discutindo o canteiro de obras, que deve ser em Maragojipe, no estaleiro. As peças serão produzidas lá. Os primeiros sinais físicos da obra serão vistos já no primeiro semestre de 2026”, declarou.

20 de setembro de 2025, 09:45

Compartilhe: