Salvador decreta situação de emergência por 30 dias em razão das fortes chuvas
Da Redação
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, decretou situação de emergência em função das fortes chuvas que atingem a cidade desde o último final de semana. O decreto nº 39.491 foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na tarde desta quarta-feira (27).
A publicação traz as justificativas para a tomada da medida, como o volume de precipitações que caiu na cidade sendo superior ao triplo esperado para este período do ano; acionamento de todas as sirenes dos sistemas de alerta e alarme instaladas em áreas de risco; alagamentos de grandes proporções, bem com a ocorrência de vítima fatal e de pessoas feridas; deslizamentos de terra e desabamento de imóveis, trazendo riscos iminentes aos moradores de diversas áreas.
Nesta quarta-feira (27), os deslizamentos de duas encostas na região de Saramandaia provocaram a morte de um homem e deixaram ao menos quatro feridos.
Ainda segundo o decreto, a situação de emergência considera que as medidas até então adotadas pelo município, com utilização de sua capacidade normal de atuação, recursos humanos, materiais e institucionais não foram suficientes para o restabelecimento da normalidade.
Além disso, a previsão da ocorrência de chuvas na cidade, com possibilidade de novos acidentes, pode persistir.
Na prática, a decretação da situação de emergência vai permitir com que a prefeitura de Salvador solicite apoio técnico, financeiro e operacional de esferas públicas estaduais e federais, além de acessar verbas para desastres. Além disso, serviços e obras emergenciais podem ser contratados sem licitação, agilizando intervenções.
Volume histórico
Como consequência da frente fria que atinge Salvador desde a noite do último sábado (23), a cidade registrou o maior volume de chuvas para novembro nos últimos 61 anos.
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal), com base na estação meteorológica localizada em Ondina, já foram registrados 322,3mm até esta quarta-feira (27), quando a média histórica para o mês é de 108,22mm.