Salvador é a 5ª capital com mais infrações por direção alcoolizada
Da redação
Salvador ocupa a quinta posição entre as capitais brasileiras com maior número de registros de infrações por direção sob efeito de álcool, segundo relatório da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A capital baiana soma 55 mil ocorrências, ficando atrás de São Paulo (231 mil), Brasília (198 mil), Rio de Janeiro (122 mil) e Belo Horizonte (72 mil).
A pesquisa aponta que a maioria dos flagrantes envolve homens de 30 a 39 anos, com até 10 anos de habilitação, principalmente durante a madrugada de sábados e domingos, com picos nos meses de fevereiro e dezembro, quando acontecem o Carnaval e as festas de fim de ano. Apesar de a Lei Seca, em vigor desde 2008, ter reduzido em 21% as autuações desde 2019, ainda em 2024 a Polícia Rodoviária Federal registrou mais de 7 mil acidentes em rodovias federais envolvendo motoristas alcoolizados.
Casos recentes em Salvador reforçam a gravidade do problema. Em fevereiro, um motorista embriagado matou um motociclista na BR-324; em maio, um blogueiro alcoolizado foi preso após um acidente que também resultou na morte de um motociclista no Matatu de Brotas; e, no último dia 16, um corredor foi atropelado na orla da Pituba, perdendo uma das pernas após ser atingido por um carro cujo condutor também havia ingerido bebida alcoólica. A Transalvador afirma que realiza blitze diárias para fiscalizar e coibir o comportamento de risco. Com informações do Correio.








