quinta-feira, 30 de abril de 2026

Salvador inicia vacinação contra vírus que causa bronquiolite em recém-nascidos

Foto: João Risi/MS

Da redação

Salvador dará início nesta sexta-feira (5) à vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por quadros de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou que esta é a primeira vez que o imunizante será oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na rede privada, o valor pode chegar a R$ 1,5 mil.

A Bahia recebeu 44.525 doses do imunizante, das quais 3 mil permaneceram na capital e foram distribuídas para todas as salas de vacinação da rede municipal. O público-alvo são gestantes a partir da 28ª semana.

Segundo a SMS, a imunização materna é uma medida eficaz para proteger os bebês nos primeiros meses de vida, período em que estão mais vulneráveis às formas graves da doença. Após aplicada na gestante, a proteção é transferida ao bebê pela placenta, garantindo defesa imediata ao nascer e reduzindo o risco de internações.

A vacina apresenta 81,8% de eficácia na prevenção de quadros respiratórios graves causados pelo VSR nos primeiros 90 dias de vida.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre janeiro e 22 de novembro deste ano, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados pelo VSR.

Na Bahia, foram contabilizados 2.269 casos, dos quais 1.870 ocorreram em crianças menores de dois anos — o equivalente a 82,42% dos registros. O vírus é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% das pneumonias nessa faixa etária em todo o país.

05 de dezembro de 2025, 08:30

Compartilhe: