terça-feira, 11 de novembro de 2025

Santuário da torcida rubro-negra, Barradão completa 39 anos nesta terça

Foto: Maurícia da Matta/EC Vitória

Da Redação

O Estádio Manoel Barradas, o icônico Barradão, celebra nesta terça-feira (11) 39 anos de história. Inaugurado em 1986, em um amistoso entre Vitória e Santos, o estádio se tornou um dos principais símbolos da paixão rubro-negra e referência no futebol baiano.

“Muito mais que apenas um estádio de futebol, o Barradão é um complexo que agrega tudo de mais importante para o nosso clube”, escreveu o Vitória nas redes sociais, em homenagem à data.

Construído sobre o antigo aterro sanitário de Canabrava, o estádio foi idealizado pelo arquiteto Lev Smarcevsky durante a gestão do então presidente José Rocha.

O nome homenageia Manoel Barradas, deputado estadual e conselheiro do clube, que articulou a construção junto ao governador João Durval Carneiro, o próprio Durval recusou dar seu nome à arena e sugeriu o de Barradas.

O primeiro jogo da história do estádio terminou empatado em 1 a 1: Dino, do Santos, marcou o primeiro gol, e Heyder, do Vitória, deixou tudo igual. Em 1991, o Barradão foi reinaugurado oficialmente após reformas, com uma goleada de 4 a 0 sobre o Serrano, pelo Campeonato Baiano.

Atualmente, o Barradão tem capacidade para cerca de 30 mil torcedores e faz parte do Complexo Benedito Dourado da Luz, que abriga o Centro de Treinamento Manoel Pontes Tanajura, a Academia do Leão e as concentrações do clube.

Desde sua inauguração, o Barradão acompanhou os grandes momentos da história do Vitória, palco de 23 títulos estaduais, quatro Copas do Nordeste e da conquista da Série B de 2023, que marcou o retorno do clube à elite do futebol brasileiro.

Números do Barradão

934 jogos disputados

539 vitórias

217 empates

186 derrotas

1.821 gols marcados

946 gols sofridos

O maior público já registrado foi em 7 de maio de 2000, quando 51.200 torcedores lotaram o estádio para ver o Vitória vencer o Juazeiro por 2 a 0.

O artilheiro histórico do Barradão é Neto Baiano, com 53 gols, seguido por Ramon Menezes (44), Allan Dellon (40), Índio (34) e Fernando e Marquinhos (32).

Em meio à luta para se manter na Série A, o Barradão segue sendo o maior trunfo do Leão. No último domingo (9), o time empatou por 1 a 1 com o Botafogo diante de mais de 28 mil torcedores e agora se prepara para enfrentar o Palmeiras, no dia 19, no Allianz Parque, em jogo antecipado da 37ª rodada.

11 de novembro de 2025, 16:47

Compartilhe: