quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Secretário de Administração diz que 244 mil unidades da nova carteira de identidade já foram emitidas na Bahia

Foto: Divulgação

Da Redação

O secretário de Administração do Estado, Edelvino Góes, revelou nesta terça-feira (3) que cerca de 244 mil unidades da nova carteira de identidade nacional já foram emitidas na Bahia. Durante entrevista à rádio Sociedade, ele explicou que o documento pode ser feito via agendamento e detalhou uma parceria com 73 municípios para adesão ao sistema de processo eletrônico do Estado.

Edelvino Góes afirmou que o processo para emissão da nova carteira de identidade pode ser agendado pela plataforma BA.gov. Ele pontuou que, neste primeiro momento, há grande procura pelo serviço e, por isso, o processo só é realizado por agendamento. O secretário também tranquilizou a população em relação ao prazo para emitir o documento: “A atual identidade tem validade até 2032, então não precisa sair correndo para os postos”.

“O grande ganho dessa nova carteira de identidade é ter o CPF como identificador do cidadão. Então você vai ter o CPF como identificação única, aquele velho número de carteira de identidade vai ser substituído pelo CPF. Então o CPF passa a ser identificação única. Agrega novas documentações, pode botar tipo sanguínea, se tiver alguma deficiência física também e outras informações”, disse.

O secretário avaliou ainda que o novo documento será padronizado em todo o país, o que reduz as possibilidades de fraude. “Você tinha aí muitos riscos de fraude, porque cada estado poderia emitir uma identidade. Agora eles vão estar nesse mesmo padrão. Nós já emitimos 244 mil identidades. Destacar a parceria importante com o Instituto Pedro Melo. E o SAC está em 73 municípios e neles já estamos emitindo a nova identidade”, declarou.

Processo eletrônico

Ele afirmou que 73 prefeituras da Bahia já assinaram um termo de adesão com o governo para a implantação, de forma gratuita, do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que é um software de tramitação eletrônica que está ajudando os órgãos públicos a eliminar o uso do papel em seus processos e documentos administrativos.

Durante entrevista à rádio Sociedade, Góes ressaltou que a iniciativa para ajudar na eficiência de processos e na economia de recursos. “Estamos com um projeto muito importante chamado SEI Bahia Municípios. A gente quer levar esse processo eletrônico para os municípios de forma gratuita. Já temos 73 prefeitos que já assinaram o termo de adesão com a gente. Desses, Amargosa já colocou 100% do SEI, você já tramita 100% dos seus processos eletrônicos no sistema SEI”, declarou.

Em Amargosa, o primeiro processo no SEI foi aberto no mês passado. Com isso, a partir de agora, todos os processos e documentos administrativos do município terão que ser obrigatoriamente gerados pelos servidores municipais na ferramenta digital.

“Com o SEI, ao implantar um processo eletrônico, você reduz tempo de tramitação, porque é um deslocamento físico, só aí você reduz tempo de tramitação, não quero nem entrar em outros aspectos. Nós temos esse ganho longo e imediato de tempo de tramitação, mas também tem de custo, porque não tem necessidade de impressão, de processo, papel. Então, se você traz uma solução que vai reduzir custos dessas prefeituras, vai dar mais produtividade”, frisou.

O secretário destacou que há também parcerias com prefeituras para a oferta de serviços na plataforma BA.gov, que foi lançada em novembro passado. “Por orientação do governador Jerônimo Rodrigues, estamos com parcerias com prefeituras para colocar serviços no nosso canal digital, para não precisar fazer esse investimento. Então, lançamos o IPTU de Lauro de Freitas, que já está na plataforma, o IPTU de Amargosa. Estamos à disposição, com nossa equipe, para quem tiver interesse de colocar esse serviço municipal na nossa plataforma”, salientou.

03 de dezembro de 2024, 18:42

Compartilhe: