segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Sede do STJ será ampliada com projeto original de Oscar Niemeyer

Foto: Reprodução

Da Redação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu início à concretização do último bloco projetado por Oscar Niemeyer para a sede do tribunal, que fica em Brasília (DF). O presidente da corte, ministro Herman Benjamin, entregou ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o ofício que formaliza o pedido de ampliação da poligonal do tribunal, com a incorporação do terreno que abriga o estacionamento interno, ao lado do auditório do STJ.

O Portal Metrópoles informa que, originalmente, o arquiteto Oscar Niemeyer havia projetado a sede do STJ com quatro blocos. Ela foi construída de 1990 a 1995. Segundo o arquiteto Joaquim Torreão, servidor do tribunal, a ampliação foi projetada mais tarde por Niemeyer e aprovada em 2008 junto ao governo do DF.

De acordo com a previsão, ampliação da poligonal do STJ possibilitará o aumento da área construída, contemplando cerca de 14 mil m² do novo bloco, com três andares e dois subsolos para garagem.

A ideia é ter mais espaço no STJ para aumentar a segurança física de dados, com a mudança da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação para o novo local. O Conselho da Justiça Federal (CJF), também presidido pelo ministro Herman Benjamin e integrado por outros membros do tribunal, será igualmente abrigado no novo bloco, liberando a sua sede atual, próxima à Ponte JK, para o funcionamento da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Clique aqui para ler a matéria completa do Portal Metrópoles.

06 de setembro de 2024, 22:00

Compartilhe: